Ação possibilita confecção de laudo para pessoas com deficiência

22/08/2018 16:14
Maria Ana Krack / PMPA
desenvolvimento social e esporte
Iniciativa permitiu que 16 estudantes recebessem atendimento especial no Sine

Uma iniciativa realizada em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), da Saúde (SMS) e da Educação (Smed) permitiu que 16 estudantes da rede municipal de ensino de Porto Alegre recebessem atendimento especial para confecção do Laudo Médico de Deficiência. O documento comprova formalmente a deficiência de uma pessoa e é pré-requisito para que ela possa concorrer a vagas de trabalho específicas para esse público. Durante a tarde desta quarta-feira, 22, a médica Diane Moreira do Nascimento, vinculada à Secretaria da Saúde, esteve no Sine Municipal para examinar os trabalhadores e fazer os laudos.

“Essa é uma ação que serve como exemplo de transversalidade de governo. Foi uma demanda dos alunos, que foram trazidos pela Educação e amparados pela Saúde e pela SMDSE, por meio da Diretoria de Trabalho, Emprego e Renda. Nosso objetivo é sempre de ampliar a inclusão social e de facilitar o ingresso das pessoas no mercado de trabalho”, explica o diretor de Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin.

Alunos de quatro escolas da rede municipal estiveram no Sine recebendo atendimento. O estudante de 16 anos, comemorou a iniciativa, já que pretende buscar um emprego formal nas próximas semanas. “Hoje faço estágio como auxiliar de Educação Física, mas quero ter um trabalho com carteira assinada. O trabalho aqui é muito bom, porque o atendimento pela rede de saúde não tem essa mesma agilidade. Isso facilita muito a nossa vida”, afirma.

A ação desta quarta-feira integra as atividades da 21ª Semana da Pessoa com Deficiência. O objetivo da semana é debater conceitos, ideias, sugestões e temas relacionados à realidade das Pessoas com Deficiência (PCDs) na busca de uma cidade com igualdade de oportunidades para todos. O tema escolhido para 2018 é Acessibilidade na Cidade: Vidas diferentes, direitos iguais. O foco é o protagonismo e a autonomia das pessoas com deficiência. A acessibilidade em todas as formas como lazer, turismo, geração de emprego e renda ou inclusão no mercado de trabalho.

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes