Doações para campanha do brinquedo já podem ser feitas na Capital
Mais de 800 crianças atendidas pela Fundação de Assistência e Cidadania (Fasc) serão beneficiadas com a Campanha do Brinquedo Solidário, lançada nesta terça-feira, 11, na Prefeitura de Porto Alegre. O objetivo é arrecadar bonecas, carrinhos, jogos, brinquedos pedagógicos, entre outros presentes, em condições de uso, que serão doados para as crianças no dia 12 de outubro. O prefeito Nelson Marchezan Júnior lembrou da importância dos brinquedos nos primeiros anos de vida: “Só propiciando uma primeira infância voltada para o desenvolvimento cognitivo das crianças teremos adultos com mais possibilidades de realizações”, ressaltou.
A campanha é coordenada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE) e conta com uma rede de solidariedade para arrecadar os brinquedos, conforme destacou a secretária Denise Russo: “Sem os parceiros, que dedicam tempo e espaço para arrecadar as doações, não conseguiríamos nem mesmo cumprir as metas, quanto mais ampliá-las, como queremos”, destacou.
Representantes de algumas instituições estiveram presentes no evento e se colocaram à disposição para ajudar em mais esta ação. O gerente de relações institucionais do Wall Mart, Eduardo Cidade, se comprometeu a realizar a doação de brinquedos pedagógicos para uma unidade da Fasc. O vice-presidente do Sindilojas Porto Alegre, Arcione Piva, destacou que a instituição vai distribuir cestos e cartazes para auxiliar na divulgação da campanha. A defensoria Pública do RS, representada por Larissa Pilar Prado, também se comprometeu em auxiliar na arrecadação de brinquedos.
As doações podem ser entregues em pontos de coleta: Sindilojas, Amobela, Fasaúde, Hospital Ernesto Dorneles, Shopping Iguatemi, Shopping Total e Defensoria Pública do RS.
Também participaram do evento os secretários da Cultura, Luciano Alabarse; de Segurança, Cláudia da Rocha; de Comunicação, Orestes de Andrade Júnior; o presidente da Fasc, Joel Lovatto; a diretora-presidente da Carris Helen Machado; o diretor do Trabalho, Emprego e Renda, Leandro Balardin; a diretora de Direitos Humanos, Jacqueline Kalakun; o diretor de esportes Celso Piaseski; o coordenador da diversidade sexual e gênero da SMDSE, Daniel Boeira; o vereador Moises Barboza; o presidente da Federação Israelita, Zalmir Schwartzmann; o diretor executivo do Sindióptica do RS, Roberto Tenedini; a presidente do Instituto Nacional da Próstata, Enilda Ferreira; a representante do núcleo de responsabilidade social do Hospital Ernesto Dornelles, Arianne Blasina; e a gerente do projeto Manobra Solidária, Cintia Camargo.
Gilmar Martins