Ensino de Português para imigrantes e refugiados é debatido
Entendendo o papel fundamental do ensino da língua portuguesa brasileira para imigrantes e refugiados residentes no Brasil, e provocada pela crescente demanda desta população por cursos de português, a Secretaria de Desenvolvimento Social e Esporte de Porto Alegre realizou reunião técnica, nessa terça-feira, 12. O encontro, por meio da Unidade dos Povos Indígenas e Direitos Específicos (UPIDE), pertencente à Coordenadoria-Geral de Direitos Humanos, ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão de Porto Alegre.
A iniciativa surgiu após um estudo que resultou no “Diagnóstico de Cursos de Português para Imigrantes e Refugiados em Porto Alegre”, o qual foi apresentando em plenária do Comitê Municipal de Atenção aos Imigrantes, Refugiados, Apátridas e Vítimas de Tráfico de Pessoas de Porto Alegre (COMIRATPOA). O órgão colegiado e interinstitucional foi instituído com a finalidade de formular e acompanhar políticas públicas dirigidas aos imigrantes, refugiados, apátridas e vítimas de tráfico de pessoas.
Deste comitê surgiu o entendimento de que seria construtivo um momento de aproximação, diálogo, reflexão e articulação entre as diferentes iniciativas e a UPIDE, responsável por promover e garantir os direitos sociais de imigrantes e refugiados no âmbito da administração da prefeitura.
Segundo o coordenador da unidade, Guilherme Fuhr, a pessoa imigrante e refugiada está inserida em uma realidade social muito específica desde que egressa de seu país e migra para outro em busca de melhores condições de vida. Muitas vezes, essa pessoa se vê forçada a imigrar por questões de crise humanitária provocada por desastres naturais ou conflitos políticos e econômicos em sua terra natal.
“Uma vez imerso em outro país, o imigrante ou o refugiado tem a comunicação como uma das principais barreiras para integração social e profissional na sociedade e no mercado de trabalho. Frente a isso, achamos necessário o aprendizado da língua, pois ela é um elemento crucial para o desenvolvimento das relações sociais e para as trocas culturais”, explicou Fuhr.
A reunião resultou no planejamento e estratégias de divulgação do estudo realizado pela UPIDE e prospecção de um plano de ações futuras em parceria. Estiveram presentes coordenadores e especialistas de projetos de ensino de português brasileiro para imigrantes e refugiados em Porto Alegre e região metropolitana.
Matheus Beust