Prefeitura apoia mostra de cinema de filmes indígenas

13/09/2018 08:17
Divulgação / PMPA
CULTURA
Exibições ocorrem até 18 de setembro, na Cinemateca Capitólio Petrobras

Com apoio da Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Coordenadoria dos Povos Indígenas e Direitos Específicos da Diretoria de Direitos Humanos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), ocorre a partir desta quinta-feira, 13, a 3ª edição da Mostra de Cinema Tela Indígena. Serão exibidos filmes realizados por indígenas e que tenham a temática voltada à cultura dos índios. As exibições ocorrem até o dia 18 de setembro, na Cinemateca Capitólio Petrobras, com sessões vespertinas e noturnas. A entrada é franca. 

Ao todo, serão exibidos 27 filmes, de mais de 18 etnias diferentes. Também estarão presentes artistas, pesquisadores, cineastas e lideranças indígenas de todo Brasil. A mostra conta com exposição das obras e discussões sobre os trabalhos. A Tela Indígena vai exibir os premiados filmes Ex-pajé, de Luiz Bolognesi e Ara Pyau, e A Primavera Guarani, do cineasta Carlos Eduardo Magalhães. Além disso haverá a estreia do filme A Chegada da Bicicleta, de Igahoka Matipu Kalapalo, Orlandinho Kalapalo e Yuahula Kalapalo.

A Cinemateca Capitólio Petrobras fica localizada na rua Demétrio Ribeiro, 1085, Centro Histórico. 

Leia mais: 

Capitólio Em Cena é destaque da programação da Cinemateca

Porto Alegre Em Cena - A 25ª edição do Porto Alegre Em Cena propõe uma reflexão sobre o Brasil, reunindo grupos e espetáculos locais, nacionais e internacionais, entre os dias 11 e 23 de setembro. Diferentes palcos da cidade vão receber 49 espetáculos de dança, teatro e música, além de atividades paralelas e formativas. O tema geral do Em Cena será o Brasil, contemplando questões históricas, étnicas e culturais. “Queremos discutir o Brasil de forma abrangente. Isso envolve a África, a Europa, a América, o interior do Brasil, os índios, o território, a democracia e a história. Queremos discutir território, imigração, enfim, essa formação de Brasil, de quem somos nós”, explica o coordenador-geral do festival, Fernando Zugno.  

O 25º Porto Alegre em Cena é uma realização do governo federal, através do Ministério da Cultura, e da Prefeitura de Porto Alegre. O patrocínio master é da Braskem e o patrocínio é de Panvel Farmácias, BarraShoppingSul, Multiplan e Itaú. Os agentes culturais são a Primeira Fila Produções e a Leão Produções. Apoio institucional do Grupo RBS, TVE e FM Cultura. Apoio cultural do Programa Pontes (uma parceria da Oi Futuro com o British Council), Vitlog, Sesc - Sistema Fecomércio, Theatro São Pedro e Associação de Amigos do Theatro São Pedro. O festival conta com financiamento Pró-cultura RS, mecanismo de incentivo à cultura da Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul.

Histórico - A primeira edição do Porto Alegre Em Cena foi lançada em 1994. Desde então, o festival oferece anualmente cerca de 50 espetáculos a preços populares, em praças públicas, teatros e espaços alternativos. A cada edição, o Porto Alegre Em Cena atrai uma média de 100 mil espectadores. Nesses 25 anos, já trouxe para a cidade artistas como Peter Brook, Hanna Schygulla, Denise Stoklos, Paulo Autran, Tônia Carrero, La Fura del Baus, Philip Glass, Zé Celso, Fernanda Montenegro e muitos outros. 

Ingressos - Os ingressos, com preços a partir de R$ 10, são vendidos na bilheteria oficial (no BarraShoppingSul, em frente à antiga Fnac) e no site uhuu.com/poa-em-cenaVeja as informações sobre os ingressos

Veja a íntegra das programação - Espetáculos, Reflexões Em Cena e Atividades Formativas 

Leia mais:
25º Porto Alegre Em Cena propõe reflexão sobre o Brasil

Andrea Brasil