Aberta inscrição de autores e ilustradores no programa Adote um Escritor

14/05/2022 08:32

As inscrições para o programa de incentivo à leitura Adote um Escritor da Secretaria Municipal de Educação (Smed) já estão abertas e seguem até 31 de maio. O programa que este ano completa 20 anos de realizações consiste na adoção de escritores e ilustradores para o desenvolvimento de ações de fomento à leitura nas escolas próprias da rede municipal de ensino.

As instituições de ensino recebem uma verba para aquisição de obras do autor adotado e de outros autores, a fim de qualificar e ampliar o repertório cultural dos estudantes e o acervo das bibliotecas escolares. O programa culmina com a visita do autor à escola que o adotou, para intervenções de mediação de leitura e de atividades pedagógicas de suas obras.

Os autores interessados no programa devem acessar o formulário de inscrição e preenchê-lo até o dia 31 de maio. A homologação das inscrições será divulgada no dia 30 de junho no site da Smed. As escolas terão até o dia 15 de agosto para seleção de, no mínimo, cinco autores, por ordem de preferência. Em seguida, a secretaria organizará o cronograma de visita às escolas.

Neste ano de 2022, a Smed destinará uma verba de R$ 580 mil para execução e desenvolvimento do Adote um Escritor.

“Esta iniciativa proporciona aos alunos uma imersão maior no mundo da leitura fazendo com que a aproximação, com nossos escritores, oportunize o encontro direto com o autor da obra que está em suas mãos. Isso, certamente, despertará um engajamento maior dos alunos pela literatura e um retorno imediato para os autores”, afirma a secretária de Educação, Sônia Rosa.

Para mais informações, contate a Equipe de Projetos e Parcerias: adote.escritor@educar.poa.br ou pelo telefone: (51) 3289.1785.

Mauro L. Moraes

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes