Abertura de cápsula do tempo marca os 30 anos de escola da Lomba do Pinheiro
A secretária municipal de Educação, Sônia da Rosa, e a secretária adjunta Pedagógica, Cláudia Gewehr Pinheiro, estiveram na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Saint Hilaire, na Lomba do Pinheiro, para conferir a abertura da cápsula do tempo criada por professores, alunos e comunidade escolar, em 2012. O evento, na tarde desta quarta-feira, 23, marcou o início das comemorações do aniversário de 30 anos da escola, que ocorre neste sábado, 26, data dos 250 anos da Capital.
A ideia do projeto era mostrar o que estava ocorrendo na escola na época, enviar mensagens, contar histórias e mostrar as expectativas para a próxima década. Agora, as cartas, vídeos, fotos e mensagens farão parte das atividades em sala de aula e projetos de 2022.
"A Saint Hilaire completa aniversário, mas quem ganha presente somos nós, por termos uma escola tão representativa na comunidade. Foi uma honra ser recepcionada por alunos e pela dona Maiza Lemos, griot (palavra de origem africana que define contador de histórias) do projeto Afroativos. Essa escola conhece a sua história e isso é motivador”, disse Sônia.
O diretor Ângelo Barbosa lembrou que era professor em 2012 e estava ansioso em abrir o envelope criado pela sua turma. “Vou passar horas vendo o vídeo e tentando achar as pessoas que estão na foto. Alguns alunos eu sei por onde andam, agora vou procurar saber dos outros”, comenta.
O calendário de eventos conta com diferentes atividades que vão unir a história da Capital com as décadas de história da Saint Hilaire. Entre os eventos agendados, estão exposição de cinema; atividades com alunos que fizeram filmes; conversa com ex-professores e ex-alunos; bate-papo com os escritores Rafael Guimarães e José Falero; conversa com a compositora Guaíra Soares e com os professores Flávio Burg e Lurdes Ágatha sobre a horta comunitária; além da participação dos pais e apresentação do MC Jean Paul.
Lissandra Mendonça