Alegria e brincadeiras marcam o início do ano letivo da Educação Infantil

09/02/2022 17:33
Cesar Lopes / PMPA
Educação
Secretária acompanhou a volta às aulas na rede municipal

Foi em clima de alegria e brincadeiras que as escolas de Educação Infantil da Rede Municipal de Ensino retomaram às atividades pedagógicas nesta quarta-feira, 9. Depois do recesso escolar, iniciado em dezembro, o ambiente nas escolas era um misto de novidade, para aqueles que estreavam, e de reencontro, para aqueles que já faziam parte da turma de alunos. Ao todo, 255 escolas infantis recepcionaram os pequenos, sendo 42 próprias do município e 213 comunitárias. Para o Ensino Fundamental, a volta às aulas será no dia 21 de fevereiro. 

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, visitou escolas e acompanhou a retomada das atividades. Pela manhã, na Escola Municipal de Educação Infantil Walter Silber, no bairro São José, ao lado da diretora Fabiana Muller Machado, a titular da Smed conferiu a chegada dos primeiros alunos, que, conduzidos pelos pais e familiares, iniciaram o processo de adaptação.

À tarde, ao acompanhar o regresso das crianças à EMEI Tio Barnabé, no bairro Azenha, Janaina foi recebida pela diretora Marta Barbosa Castro e fez a entrega simbólica de kits, que irão compor o novo estoque de álcool em gel para higienização das equipes de trabalho e das crianças. Ela aproveitou para reforçar a importância dos protocolos na retomada das atividades pedagógicas. “A educação infantil já incorpora os cuidados de higiene com as crianças. É uma das premissas desta etapa de aprendizagem”, explicou. 

Alfabetização na idade certa - A secretária destacou, também, algumas medidas para reduzir as perdas causadas pela pandemia no desenvolvimento das crianças. “Estamos fazendo um trabalho de alfabetização na idade certa, que é um projeto próprio desenvolvido pela equipe pedagógica da Smed. Hoje, estamos recebendo os alunos da Educação Infantil, que foram os mais prejudicados nos dois últimos anos. Tivemos perdas nesse processo, principalmente, na parte cognitiva e no desenvolvimento social destas crianças. Então, propor um projeto intensificado com formação e capacitação para professores alfabetizadores vai ser muito importante. Ainda mais, acompanhado de uma avaliação sistemática da aprendizagem dos alunos”, afirma a secretária. A Educação Infantil compreende alunos de 0 a 5 anos e 11 meses.

 

Antônio Bavaresco

Lissandra Mendonça