Alunas da rede municipal participam da COP30
A rede municipal de ensino de Porto Alegre está representada na COP30. Com o projeto Colocar o Coração no Ritmo da Terra, Joana Dorneles de Souza, ex-aluna e idealizadora da iniciativa, e as estudantes Mariah Ayana Charão e Alice Passos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro, viajaram nesta semana para Belém do Pará.Â
A participação na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas é fruto do Prêmio Criativos Escola + Natureza, conquistado em junho deste ano, que reconhece projetos escolares de impacto socioambiental em todo o paÃs.
Projeto - Colocar o Coração no Ritmo da Terra é desenvolvido por uma equipe multidisciplinar formada por alunos dos 1º, 4º, 5º e 7º anos do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio da Emef Saint Hilaire. A iniciativa tem como foco a revitalização e a valorização do Parque Saint-Hilaire, área próxima à escola e reconhecida por sua relevância ambiental, cultural e histórica.
Inspirados em autores indÃgenas e negros, os estudantes deram visibilidade à s queimadas ilegais que ocorrem no parque e desenvolveram ações educativas, artÃsticas e ambientais para conscientizar a comunidade sobre a importância de proteger e ocupar o território.
Bianca Dilly
