Alunos da Lomba do Pinheiro vencem prêmio nacional com projeto contra violência sexual
Estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire, da Lomba do Pinheiro, venceram a etapa nacional da 2ª edição do Desafio Liga Jovem, promovido pelo Sebrae. O projeto Chama Violeta, criado por alunos que formam o Coletivo Luísa Marques, ganhou o prêmio na categoria Imagina, direcionada aos 8º e 9º anos do Ensino Fundamental. A entrega da premiação ocorreu nesta quinta-feira, 28, na cidade de São Paulo. Pela vitória, os estudantes receberam notebooks e garantiram uma viagem para Portugal, onde participarão de um evento internacional de inovação, em fevereiro de 2025.
“O Coletivo Luísa Marques, que conta com o apoio dos professores, da comunidade escolar e das famílias dos estudantes, é um orgulho para a nossa rede municipal. Promove ações que impactam a realidade do seu território”, afirma o secretário de Educação, Maurício Cunha.
Inovação - No desafio, o Chama Violeta apresentou a criação de uma EdTech (solução tecnológica educativa), batizada de Lute Como Uma Guria. Trata-se de uma plataforma com cursos assíncronos (sem necessidade de interação), que leva a professores e famílias informações sobre o combate à violência sexual.
“Estudantes que criaram o projeto. O nosso bairro tem casos de violência sexual contra crianças e meninas. E esse assunto não era falado na escola”, conta a professora orientadora do projeto, Maria Gabriela Pires de Souza.
O grupo ainda criou uma sacola pedagógica, que traz um livro de autoria dos estudantes, com uma narrativa que encoraja crianças a denunciarem atos de violência sexual. Faz cinco anos que o Chama Violeta é executado na escola, impactando mais de mil estudantes anualmente.
O coletivo, composto por 21 estudantes, foi representado na premiação pelos alunos Joana Dorneles de Souza, Sara Rodrigues e Andryo Rodrigues, acompanhados da orientadora (foto).
Competição - O Desafio Liga Jovem é uma competição tem apoio do Instituto Ideias de Futuro, com o intuito de estimular o desenvolvimento de competências empreendedoras por equipes de estudantes e professores orientadores de todo o Brasil, ajudando-os a se reconhecer como protagonistas de mudanças em suas realidades, buscando solucionar problemas de escolas ou comunidades.
Samuel Bizachi