Alunos da rede municipal retornam às aulas nesta segunda-feira

01/08/2022 08:32

As aulas das escolas de Ensino Fundamental e de Educa√ß√£o Infantil ser√£o retomadas nesta segunda-feira, 1¬ļ, ap√≥s o recesso que come√ßou no dia 18 de julho.¬†O ano letivo come√ßou para os mais de 47 mil alunos em 21 de fevereiro e terminar√° em 23 de dezembro ‚Äď incluindo oito s√°bados. Ensino Fundamental e M√©dio ter√£o organiza√ß√Ķes de dias letivos diferentes da Educa√ß√£o Infantil, Especial, EJA e do Curso Normal, mas todos manter√£o a carga hor√°ria de 200 dias.

Recomposição de aprendizagens: Neste segundo semestre, as escolas de Ensino Fundamental estarão engajadas no programa de Recomposição de Aprendizagem. A proposta prevê a reorganização do currículo com prioridade às habilidades e competências essenciais para cada ano do Ensino Fundamental.

Nesse sentido, a√ß√Ķes e estrat√©gias ser√£o implementadas favorecendo o processo de constru√ß√£o de conhecimento dos estudantes. Com isso, est√£o sendo¬† desenvolvidos, al√©m de um curr√≠culo diferenciado, metodologias inovadoras, arranjos did√°ticos diferenciados, capacita√ß√£o dos professores e das equipes pedag√≥gicas. Essas a√ß√Ķes t√™m o intuito de recompor as aprendizagens que foram defasadas em decorr√™ncia da pandemia de Covid-19.

Educa√ß√£o financeira: Para a Secretaria Municipal de Educa√ß√£o (Smed),¬†uma tem√°tica de grande import√Ęncia √© a Educa√ß√£o Financeira e o Empreendedorismo. Para qualificar ainda mais as a√ß√Ķes pedag√≥gicas nesses temas, todos os alunos do Ensino Fundamental, desde os primeiros anos, est√£o recebendo livros que abordam esses conte√ļdos e os professores receber√£o uma qualifica√ß√£o espec√≠fica.¬†

Cart√£o TRI¬†Escolar: Os estudantes que possuem o Cart√£o TRI¬†e j√° fizeram o cadastro na entidade estudantil precisam fazer a atualiza√ß√£o para que os cr√©ditos com os novos percentuais de desconto, previstos na Lei Municipal 12.944/21, possam ser carregados no cart√£o e utilizados nos √īnibus.

Para facilitar o atendimento, foi montado um calendário conforme o mês de nascimento do estudante (confira o calendário nesse link).  Nos dias pré-estabelecidos, os beneficiados devem comparecer a um dos locais levando o cartão escolar TRI.
Locais: Sede da Secretaria Municipal de Educa√ß√£o - Andradas, 686, ou posto de Atendimento no Terminal Tri√Ęngulo.

Paula Maia

Lissandra Mendonça