Alunos da única escola brasileira a disputar o mundial de robótica embarcam para os Estados Unidos
Os “Lobóticos”, como são chamados os estudantes de robótica da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heitor Villa Lobos, da Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, embarcaram na madrugada desta terça-feira, 18, para a cidade norte-americana de Houston, no Texas. Eles participam da First Lego League, competição mundial de robótica, que começa nesta quarta-feira, 19, e segue até o sábado, 22.
Os alunos Lara Hoffmann, Vitor Machado, Nathalya Gonçalves, Matheus da Rocha, Sury da Silva e Gabrielli Welter, liderados pela professora Cristiane Cabral, serão os únicos brasileiros na competição. A equipe foi classificada para o desafio internacional após ter vencido a etapa brasileira, em novembro, em Curitiba, no Paraná.
A logística para a viagem aos Estados Unidos foi viabilizada pela prefeitura, com um investimento de R$ 140 mil. A iniciativa teve o apoio de entidades e empreendedores, como Instituto Jama, Grande Loja Maçônica do RS, Federasul, World Soluções Educacionais, Defesa Civil do Estado do RS, Colégio Militar de Brasília, Fundação John Deere e Câmara Texana/Rsx Global. Também foi realizada uma vaquinha on-line pelos pais e pela comunidade escolar.
Andrea Brasil