Alunos recebem diploma por trabalhos de linguagem de programação

24/11/2021 16:58
Paula Maia /SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Evento ocorreu na escola Nossa Senhora de Fátima

O projeto-piloto entre a Secretaria Municipal de Educação (Smed) e a Happy Code foi finalizado, na tarde desta quarta-feira, 24, com um evento na Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Nossa Senhora de Fátima. A iniciativa trabalhou os elementos fundamentais de linguagem de programação e foi desenvolvido dentro da grade curricular por professores especializados. 

“O método desenvolvido pela Happy Code engloba três conceitos centrais da aprendizagem: descoberta, missão e construção, promovendo o letramento digital e o pensamento computacional, aliados às noções de empreendedorismo e liderança. O projeto vai exatamente na mesma linha dos projetos interdisciplinares que integram a nossa nova proposta pedagógica", afirma a secretária municipal de Educação, Janaina Audino.

A coordenadora de Tecnologia e Inovação da Smed, Jacqueline Aguiar, diz que o trabalho buscou ampliar a fluência digital e as habilidades tecnológicas dos alunos. “Através de metodologias, uso de softwares e aplicativos, os estudantes foram estimulados a pensar a lógica, o processo de criação e desenvolvimento da aplicação digital. Essa ação tem importante convergência com o Plano de Inovação Tecnológica que a secretaria desenvolveu e que tem colocado em implementação", salienta.

Inovação - Além da escola Nossa Senhora de Fátima, o projeto foi executado na EMEF José Mariano Beck, EMEF Presidente Vargas e na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha. Mais de 100 estudantes participaram.

A Happy Code é uma escola de tecnologia e inovação para crianças e adolescentes do Brasil. Criou o método de ensino Lean Education Technology, que visa desenvolver habilidades do século 21 de forma inovadora, lúdica e divertida.
 

 

Paula Maia

Lissandra Mendonça