Alunos são premiados no I Salão de Iniciação Científica da rede municipal

27/10/2022 18:19

Sessenta e nove escolas da rede municipal de ensino participaram do I Salão de Iniciação Científica da Secretaria Municipal de Educação (Smed), realizado nos dias 26 e 27 de outubro, no Museu de Ciências e Tecnologia da Pucrs. Foram apresentados cerca de 150 trabalhos, desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Os estudantes usaram conceitos da ciência, da tecnologia, da escrita e das artes para mostrar como a sociedade poderia solucionar ou amenizar problemas que estão no dia a dia, como, por exemplo, poluição, acessibilidade, preconceito e até os perigos de expor, com exagero, a vida pessoal nas redes sociais. O objetivo do evento foi divulgar os projetos desenvolvidos pelos alunos nas escolas, com a ajuda e o acompanhamento de professores e orientadores.

Os trabalhos finalistas passaram por um processo prévio de seleção organizado por cada escola. No museu da Pucrs, foram expostos em formato de banners, painéis e pôsteres. Desde segunda-feira passada, 24, a Smed divulgou, nas redes sociais, via email e nos grupos das escolas e das famílias, os endereços eletrônicos para uma votação popular. Assim, quem não foi ao evento também pode conhecer os projetos e votar nos preferidos de cada nível de ensino. Os concorrentes foram divididos nas seguintes categorias: Educação Infantil; 1º ao 3º ano do Ensino Fundamental; 4º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental; EJA, Ensino Médio e Pós-Médio; e Educação Especial.
 
"Os alunos apresentaram soluções para problemas que eles consideram prioritários. Trouxeram a ciência e a tecnologia, além de outros campos do conhecimento, para a vida real. Então, o empenho e a alegria deles reforçam a nossa certeza de que trabalhar esses conteúdos nas escolas é o caminho certo, além de deixar a aprendizagem mais inclusiva, interessante e qualificada para os estudantes", destacou a secretária Sônia Rosa.
 
Foram premiados, com medalhas e troféus, os três trabalhos mais votados de cada categoria:
 
Educação Infantil:
- EMEF Prof.ª Ana Íris do Amaral
- EMEI Jardim Salomoni
- EMEI Santo Expedito

1⁰ ao 3⁰ ano DO E.F.:
- EMEF Prof.ª Ana Íris do Amaral
- EMEF Prof.ª Judith Macedo de Araújo
- EMEF Wenceslau Fontoura

Educação Especial:
- EMEEF Prof.ª Lygia Mororone Averbuck
- EMEEF Tristão Sucupira Viana
- EMEEF Prof. Lucena Borges
- EMEEF Elyseu Paglioli
 
4⁰ ao 6⁰ ano do E.F.:
- EMEF Prof.ª Ana Íris do Amaral
- EMEF Saint'Hilaire
- EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha

7⁰ ao 9⁰ ano do E.F.:
- EMEF Prof.ª Ana Íris do Amaral
- EMEF Prof.⁰ Gilberto Jorge Gonçalves da Silva
- EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
 
EJA, E.M. e Pós-Médio:
- EMEB Dr. Liberato Salzano Vieira da Cunha
- EMEF Prof.ª Judith Macedo de Araújo
- EMEF Saint'Hilaire
- EMEB Emílio Meyer
 
Além dos prêmios, as escolas mais votadas da Educação Infantil ganharam ingressos para visitar o Sítio do Mato, com lanche incluso e verba para contratação de transporte. No caso do Ensino Fundamental, Ensino Médio, EJA e Educação Especial, as escolas vencedoras irão receber um repasse de aporte financeiro extra no valor de R$ 6.000,00 (recursos da Smed). Todas as 69 escolas participantes também irão receber R$ 1.000,00, por meio de aporte financeiro extra, como incentivo cultural a ser utilizado na contratação de um transporte para uma saída pedagógica que a escola venha a organizar.
Vanessa Felippe

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes