Artigo: Escola para as Infâncias: um lugar de encontros e de aprendizagens 

09/02/2022 11:45

Para muitos, esta quarta-feira, 9 de fevereiro, pode parecer como qualquer outro dia de verão, com seu amanhecer abafado e suas tardes quentes. Mas para nós, da Educação de Porto Alegre, hoje é o dia em que as nossas escolas de Educação Infantil se enchem de vida, de sorrisos e brincadeiras novamente, com o início do ano letivo. 

É hoje que esperamos quase 30 mil crianças, de 0 a 5 anos e 11 meses, retornando às 42 escolas próprias e às 213 escolas comunitárias da Rede Municipal de Ensino da Capital. Com protocolos sanitários implementados e uma boa alimentação, começa esse ano letivo de 2022 com muitas expectativas. Uma delas é colocar em prática, em todas as escolas próprias, uma nova organização curricular, baseada na relação de interdependência dos tempos que contemplam as interações e as brincadeiras, como eixos norteadores para a rotina diária, em uma perspectiva de acolhimento e de aprendizagem. A construção desta nova proposta contou com a participação dos professores da Rede Municipal de Ensino, a partir de um olhar sensível e uma escuta ativa, na busca por uma identidade pedagógica. 

Temos certeza de que a nova organização de tempos na Educação Infantil, construída a muitas mãos, está adequada às concepções de infância, garantindo uma oferta inclusiva, criativa, lúdica e acolhedora. A “Escola para as Infâncias” é um lugar de encontros, um lugar de crianças, um lugar acolhedor e um lugar de aprendizagem. É neste espaço acolhedor e lúdico que buscaremos garantir uma ação docente fundamentada nos seis Direitos de Aprendizagem e Desenvolvimento para a Educação Infantil: 1) expressar; 2) conviver; 3) participar; 4) brincar; 5) explorar; e 6) conhecer-se. 

A partir de campos de experiências, buscaremos construir aprendizagens significativas nos momentos de acolhida e partida, nas vivências coletivas, nas vivências nas áreas externas, nas rotinas de cuidado, em festividades, nos encontros com as famílias e nas rodas de conversa. 

Sejam todos bem-vindos, crianças, famílias e professores ao nosso início de ano letivo!

Janaina Audino
Secretária Municipal de Educação

 

Artigo publicado no jornal Zero Hora, em 9 de fevereiro.

Lucas Barroso

Acompanhe a prefeitura nas redes