Artigo: Ser professor é...

15/10/2021 08:11

Docente, mestre, educador, mediador, mentor, tutor, entre outros nomes, estamos falando de uma profissão que é vista por muitos como a mais importante de todas, já que, sem ela, as demais não existiriam. Apesar dos desafios, ainda há várias razões para celebrar a profissão e assim homenagear todos os professores, sejam os da rede pública ou privada, pois todos têm uma missão de interesse público.

Ser professor é, antes de tudo, gostar de gente, gostar de histórias e de poder compartilhar conhecimento sob as mais diversas formas, tempos e possibilidades. Ser professor é ter a oportunidade todos os dias de fazer a História ou mudar a História. Ser professor é poder transformar realidades, despertar sonhos e impactar no futuro de muitos alunos. É ter vocação e sabedoria, especialmente a partir da pandemia, que fez com que todos tivéssemos que nos reinventar.

Os conhecidos "quadro-negro e giz" deram lugar às diferentes formas mais contemporâneas de ensinar. A aula virtual tornou-se o cenário de novas ferramentas interativas, ampliando as diferentes formas de ensino e aprendizado. Ser professor é também saber aprender a se adaptar às rápidas mudanças, às novas tecnologias e às modalidades de ensino.

Ser professor é ter a honra de ser lembrado, reconhecido pela inspiração e pela possibilidade de marcar a vida e o futuro das novas gerações. Sem dúvida, uma profissão que envolve amor e constante adaptação e que merece nosso respeito, admiração e valorização não só nesta data, mas todos os dias.

Aliás, muito mais do que uma profissão, ser professor é uma missão. E uma daquelas que quem abraça sabe ser por toda a vida. Mas é também uma troca. Aprendemos enquanto ensinamos e o prêmio maior é ver a curiosidade ser substituída pelo conhecimento. A dúvida, pela descoberta.

Hoje celebramos o Dia do Professor e quero registrar o meu reconhecimento, em especial, a todos os grandes mestres que me guiaram até aqui e o meu orgulho de poder conduzir a educação de Porto Alegre. 


Janaina Audino 
Secretária municipal de Educação 

Artigo publicado na Zero Hora desta sexta-feira, 15. 
 

Lucas Barroso