Autores e editoras já podem se inscrever no Adote um Escritor

19/03/2020 08:27
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Recursos serão de R$ 503 mil em 2020 para o projeto

Autores, editoras e distribuidoras interessadas em participar da edição deste ano do programa Adote um Escritor, promovido pela Secretaria Municipal de Educação (Smed), podem fazer suas inscrições até o dia 31 no formulário online. Desde o ano passado, o formato de participação funciona por adesão, ou seja, qualquer escritor ou editora pode se inscrever. 

Após o período de inscrições dos interessados, ocorre a etapa de análise para a curadoria dos livros, que será feita pela própria Smed. A lista com os autores selecionados e suas respectivas obras será enviada às escolas, que apontarão cinco opções de autores, por ordem de preferência. Em seguida, a secretaria irá organizar a distribuição das visitas às escolas, que é a essência do programa, depois de alunos e professores trabalharem os livros do autor adotado durante o ano. A partir daí, as editoras e distribuidoras participantes do programa deverão ofertar os livros dos autores adotados diretamente às escolas, que poderão adquirir obras também para os acervos das bibliotecas escolares. 

Investimento – Os recursos serão de R$ 503 mil em 2020. O orçamento pode ser utilizado na aquisição de livros para o programa e para as bibliotecas escolares, na visita à Feira do Livro de Porto Alegre e no pagamento do cachê do autor pela visita. 

Redes pela Leitura – O programa Redes pela Leitura abrange todos os projetos de incentivo à leitura desenvolvidos pela Smed, como o Adote um Escritor, o Elefante Letrado (plataforma digital de leitura), o Baú de Histórias (leva livros para as escolas comunitárias), os Saraus com Letras e o Livro Andarilho (espalha obras em diferentes pontos da cidade). O programa beneficia mais de 70 mil alunos das redes públicas estatal e não-estatal. 

Outras informações para participação no projeto Adote um Escritor podem ser obtidas na Biblioteca da Smed, pelo telefone (51) 3289-1736 ou pelo e-mail biblioteca@smed.prefpoa.com.br.

 

André Malinoski

Taís Dimer Dihl