Cerca de 8 mil alunos da educação infantil voltam às atividades

18/02/2019 14:04
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Retomaram as aulas 39 das 43 escolas municipais para crianças de até 5 anos
Cerca de 8 mil crianças de até 5 anos retornam às aulas nesta segunda-feira, 18, em 39 das 43 escolas municipais de educação infantil. Na Escola Municipal de Educação Infantil Ilha da Pintada, bairro Arquipélago, as famílias dos alunos novos foram recepcionadas com um café colonial. “Achamos importante ter este momento de acolhimento. Assim, as famílias já entram na escola se sentindo parte da comunidade”, explica a diretora da instituição de ensino, Luciana Scolari. O secretário de Educação, Adriano Naves de Brito, e a diretora pedagógica, Maria Cláudia Bombassaro Callegari, visitaram a escola nesta manhã para conferir as novidades.

A participação da comunidade escolar é uma marca da gestão da escola. Em janeiro e fevereiro, como de costume, professores, pais e moradores do bairro fizeram mutirão para transformar e melhorar o espaço físico. A obra que movimentou a comunidade no início deste ano foi a conclusão do calçamento do entorno, realizado com recursos arrecadados junto à comunidade. Quando o prédio foi inaugurado, a calçada também foi construída, porém apenas no entorno, deixando metade do espaço em frente sem
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Brito visitou a Escola Municipal Ilha da Pintada nesta manhã
calçamento.

A diretora conta que os alunos molhavam os pés saindo do ônibus em dias de chuva e assim ficavam durante a aula. A falta da calçada também permitia que a grama crescesse no verão. Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) construiu metade do passeio em frente ao prédio, restando calçar a entrada da porta de serviço da escola.

No fim do ano passado, a direção e o Conselho Escolar se uniram à comunidade para arrecadar os recursos necessários e concluir o calçamento. Os professores, funcionários e pais se juntaram para montar a rifa de uma cesta natalina. Além disso, a escola também realizou pedágios solidários e feiras de produtos coloniais para pagar a obra. Desde o ano passado, a escola conta também com um aumento nos repasses realizados pela Smed, de cerca de R$ 9 mil. Agora recebe aproximadamente R$ 21 mil.
 
A Emei Ilha da Pintada tem um histórico de promover melhorias por meio da união. Foi por meio do trabalho das comunidades da escola e do bairro que no ano passado o interior da instituição foi reformado, os brinquedos do pátio foram revitalizados e todas as salas de aula do prédio foram climatizadas. “A escola é pública, mas também é da comunidade, que tem que se sentir pertencente e também tem o seu dever. Nós, funcionários públicos, prestamos um serviço a todos”, salienta Luciana.
 
Na escola, a participação das famílias é fundamental para que os projetos de melhorias no espaço da instituição sejam postos em prática. Para o secretário, a parceria entre famílias e professores qualifica a escola. “O envolvimento das famílias é fundamental nesse processo. Quanto mais elas participam, tanto na gestão quanto na aprendizagem, melhor é o resultado para os alunos”, afirma Brito.
 
Na rede comunitária, as aulas foram retomadas na última segunda-feira, 11.

  

 

Luzia Lindenbaum

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes