Manoelle Duarte/SMED PMPA
Cerca de 8 mil alunos da educação infantil voltam às atividades
A participação da comunidade escolar é uma marca da gestão da escola. Em janeiro e fevereiro, como de costume, professores, pais e moradores do bairro fizeram mutirão para transformar e melhorar o espaço físico. A obra que movimentou a comunidade no início deste ano foi a conclusão do calçamento do entorno, realizado com recursos arrecadados junto à comunidade. Quando o prédio foi inaugurado, a calçada também foi construída, porém apenas no entorno, deixando metade do espaço em frente sem
A diretora conta que os alunos molhavam os pés saindo do ônibus em dias de chuva e assim ficavam durante a aula. A falta da calçada também permitia que a grama crescesse no verão. Por intermédio da Secretaria Municipal de Educação (Smed), a Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSurb) construiu metade do passeio em frente ao prédio, restando calçar a entrada da porta de serviço da escola.
No fim do ano passado, a direção e o Conselho Escolar se uniram à comunidade para arrecadar os recursos necessários e concluir o calçamento. Os professores, funcionários e pais se juntaram para montar a rifa de uma cesta natalina. Além disso, a escola também realizou pedágios solidários e feiras de produtos coloniais para pagar a obra. Desde o ano passado, a escola conta também com um aumento nos repasses realizados pela Smed, de cerca de R$ 9 mil. Agora recebe aproximadamente R$ 21 mil.
A Emei Ilha da Pintada tem um histórico de promover melhorias por meio da união. Foi por meio do trabalho das comunidades da escola e do bairro que no ano passado o interior da instituição foi reformado, os brinquedos do pátio foram revitalizados e todas as salas de aula do prédio foram climatizadas. “A escola é pública, mas também é da comunidade, que tem que se sentir pertencente e também tem o seu dever. Nós, funcionários públicos, prestamos um serviço a todos”, salienta Luciana.
Na escola, a participação das famílias é fundamental para que os projetos de melhorias no espaço da instituição sejam postos em prática. Para o secretário, a parceria entre famílias e professores qualifica a escola. “O envolvimento das famílias é fundamental nesse processo. Quanto mais elas participam, tanto na gestão quanto na aprendizagem, melhor é o resultado para os alunos”, afirma Brito.
Na rede comunitária, as aulas foram retomadas na última segunda-feira, 11.
Luzia Lindenbaum
Andrea Brasil