Congresso Municipal de Educação Infantil marca o início do ano letivo 2022
O Congresso Municipal de Educação Infantil será realizado nesta segunda-feira, 7, a partir das 8h30. O evento integra a Jornada Pedagógica 2022/1 e tem como objetivo a construção do Referencial Curricular da Educação Infantil para a Rede Municipal de Porto Alegre. Organizado pela equipe da Educação Infantil da Smed, coordenado por Fernanda Guimarães, e pelo Fórum Municipal de Educação, representado por Sônia Ogiba, o Congresso conta com o apoio do Conselho Municipal de Educação e com a participação das escolas infantis, públicas (próprias e parceiras) e privadas (Sindicreches e Associação das Escolas Privadas do RS - Aepei).
O evento, que terá formato virtual, será aberto com um show do professor de música da Rede, Alexandre Santos. A programação contempla ainda temáticas como a Base Nacional Comum Curricular e o novo arranjo curricular orientado para a primeira etapa da Educação Básica. A expectativa é pela participação de pelo menos 2,5 mil profissionais de educação de Porto Alegre. "Esse evento é um marco histórico para a Educação Infantil de Porto Alegre, para que possamos entregar o melhor currículo para as crianças, para os professores e para a cidade. O Congresso e a Jornada Pedagógica integram toda uma programação pensada para a retomada do ano letivo, que acontece nesta quarta-feira, para a educação infantil”, explica a secretária Janaina Audino.
A primeira palestra será conduzida pela professora Silvia Helena Vieira da Cruz, de Fortaleza, especialista em Psicologia Escolar e professora titular da Universidade Estadual do Ceará, com pós-doutorado na Universidade do Minho, em Braga, Portugal. Silvia Helena foi a relatora da Base Nacional Comum Curricular.
A segunda palestrante é Zilma de Oliveira, pedagoga com mestrado em Educação com ênfase na área de Psicologia da Educação. Doutorado em Psicologia, com ênfase na área de Psicologia Experimental, e livre-docência pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Tem experiência na área da Psicologia com ênfase em Desenvolvimento Humano, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, creche, formação de professores, desenvolvimento infantil e currículo para Educação Infantil. Foi relatora na Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil.
O terceiro palestrante é o professor da Unisinos, Paulo Fochi, pedagogo, especialista em educação infantil e doutor em educação na linha de Didática e Formação de Professores pela Universidade de São Paulo. Professor do curso de Pedagogia, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil, na Unisinos, Fochi foi um dos quatro consultores e redatores para a construção do documento da Base Nacional Comum Curricular para a Educação Infantil e participará através de um vídeo pré-gravado.
A pedagoga Maria Carmem Barbosa fala em seguida. Especialista em Alfabetização em Classes Populares pelo Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa) e em Problemas no Desenvolvimento Infantil pelo Centro Lydia Coriat, ela é mestre em Planejamento e doutora em Educação. Maria Carmem atua como professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Estudos sobre as Infâncias. Também atua no Grupo de Estudos em Educação Infantil e Infância (Gein) e é líder de pesquisa no Grupo de pesquisa em linguagens, currículo e cotidiano de bebês e crianças pequenas. Maria também foi relatora na Base Nacional Comum Curricular para Educação Infantil. Ela fará sua participação também através de um vídeo pré-gravado.
Para aproximar o debate do cotidiano da escola, a professora Sariane Pecoits faz a palestra de encerramento. Ela é graduada em Pedagogia - Habilitação Anos Iniciais e Formação de Professores pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Especialista em Educação Infantil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Mestre em Educação pela UFRGS, na Linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias. Doutora pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRGS, na linha de pesquisa Estudos sobre Infâncias, com período na Università degli Studi di Firenze. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil e formação de professores. Atualmente é professora da Prefeitura Municipal de Porto Alegre, no curso normal da Emem Emílio Meyer, e professora convidada do Curso de Especialização em Educação Infantil da Unisinos. Ênfase de pesquisas recentes sobre currículo na Educação Infantil.
Durante a tarde, será realizado um momento de debate e reflexão (Dia D) pelas escolas, a partir de orientações enviadas pela Smed. "Almejamos a maior participação possível dos profissionais de Educação de Porto Alegre para que contribuam na construção do marco pedagógico da educação infantil. Temos que pensar nas escolas não apenas como um lugar para deixar os filhos, enquanto os pais trabalham, mas num espaço qualificado de educação”, finaliza a coordenadora pedagógica da Educação Infantil, Fernanda Guimarães.
Andrea Brasil