Conhecidos os vencedores do Hackathon da Educação

24/11/2019 19:30
Ricardo Giusti / PMPA
Hackaton
Marchezan destaca a importância da pauta da educação para a prefeitura

Selo

O projeto desenvolvido por um grupo de oito jovens foi escolhido o vencedor do Hackathon da Educação, que ocorreu dessa sexta, 22, até este domingo, 24, em Porto Alegre. A maratona de tecnologia, denominada Juntos por transparência e dados abertos para a educação, é uma iniciativa da prefeitura e do Pacto Alegre, com realização do Sicredi. Durante 48 horas, cerca de 50 profissionais de design, marketing, programação e ciência desenvolveram ferramentas para ajudar os pais ou responsáveis a escolherem a melhor escola para seus filhos. O evento foi realizado na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). 

Neste domingo, os profissionais apresentaram os trabalhos a uma banca formada pelo diretor de Inovação da prefeitura, Paulo Renato Ardenghi, o superintendente de Inovação da PUC, o professor Jorge Audy, o cientista de dados Ricardo Cappra e a especialista em educação do Sicredi, Keyla Rodrigues. 

“A pauta da educação é muito importante para nós e ainda temos muitas lacunas para preencher. Quanto mais

Ricardo Giusti / PMPA
Hackaton
Primeiro lugar ficou com o projeto desenvolvido por um grupo de oito jovens

pessoas, mais jovens e mais empresas interessadas em melhorar a estrutura pública, tenho certeza de que acontecerão as mudanças necessárias para a cidade. Todos são vencedores”, destaca o prefeito Nelson Marchezan Júnior, que participou da entrega do prêmio neste domingo.

Ardenghi acompanhou todos os processos da maratona. “Foi uma jornada de muito aprendizado e inovação. É bom ver, em menos de 48 horas, uma solução que permitirá aos pais terem acesso a informações referentes à qualidade e localização, para que possam avaliar as escolas.”

“Fiquei impressionado com o que conseguiram fazer neste tempo, levando em conta o setor público também. Esses dados são importantes para que as famílias participem da escola”, diz o secretário da Educação, Adriano Naves de Brito. 

O primeiro colocado levou um prêmio de R$ 5 mil e o segundo, de  R$ 3 mil. Os critérios de avaliação  levaram em conta o impacto para os pais e a sociedade, execução técnica, interface e acessibilidade. No primeiro dia do encontro, foram formados seis grupos compostos por oito pessoas de diferentes áreas de atuação. Cada equipe foi desafiada a elaborar uma plataforma que cumprisse o objetivo proposto, sob a mentoria de especialistas.

A equipe formada por Greice Cristina Paz Vargas, Jonas Fragoso, Matheus Ligabue da Silva, Lucas Cardoso Santos, Gabriel Figlars, Doris Barbosa, Jeferson Romano e Cássio Giehi da Rosa foi a vencedora. “O tema educação foi o que mais nos motivou a participar, pois pode causar um grande impacto na sociedade”, diz Jonas, um dos vencedores.

“Quero agradecer a estes jovens que construíram algo especial durante estes dias. É uma semente que está sendo plantada. Tem muita coisa boa para fazer na cidade. Quando se dedica a buscar fazer o bem, muita coisa boa acontece”, destaca o diretor executivo da Sicredi União Metropolitana RS, Gerson Kunkel. A plataforma terá dados como propostas pedagógicas, número de alunos, valores das mensalidades (nas particulares), infraestrutura, etc.

Elisandra Borba

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes