Conselheiros tutelares participam de encontro com a Educação

03/12/2018 13:51

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) se reuniu na manhã desta segunda-feira, 3, com conselheiros tutelares de cinco microrregiões (2, 4, 5, 6 e 7) do município para tratar de diferentes temas relacionados à educação em Porto Alegre. Ao saudar os participantes do encontro, o secretário Adriano Naves de Brito destacou que a parceria com esses órgãos é de muita relevância para a administração. “Vocês são pessoas muito ligadas às comunidades onde estão localizadas as nossas escolas, são parceiros fundamentais para a educação”, destacou. Participaram da reunião conselheiros de seis regiões da cidade, além de membros da Assessoria de Relações Institucionais da pasta, das unidades de Gestão de Vagas e da Ouvidoria, além do diretor de Parcerias, Paulo Ardenghi.

Foram tratados temas como o fortalecimento da rede comunitária. O secretário lembrou que, apesar da crise financeira vivida pelo município, em 2019 essas organizações da sociedade civil terão um aumento de 15% no repasse, além dos 30% já recebidos neste ano. Os conselheiros solicitaram que a Smed reforce a informação de que essas entidades parceiras não podem realizar cobrança compulsória das famílias. O secretário falou ainda sobre os editais que estão abertos para ampliação da oferta de atendimento, especialmente na educação infantil.

Os participantes questionaram ainda sobre assuntos como a transferência de alunos da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Unidos da Paineira, no bairro Partenon. “A escola irá retomar o atendimento em seu prédio original o mais rápido possível”, destacou. A próxima reunião com conselheiros tutelares está prevista para ocorrer no próximo semestre e novamente serão convidados todos os conselhos tutelares. A responsável pela Ouvidoria da Smed, Graça Reck, explicou a atuação da nova unidade, que atua no atendimento e apuração de denúncias, reclamações, críticas e pedidos de informação.

  

 

Luzia Lindenbaum

Andrea Brasil