Diálogos do Porto da Educação debate novos caminhos para a recomposição das aprendizagens
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu, nesta quarta-feira, 24, mais uma edição do Diálogos do Porto da Educação, que teve como tema os novos caminhos para a recomposição das aprendizagens. O encontro contou com a participação da especialista em ensino de Ciências e Matemática Kátia Smole, referência nacional na área, que compartilhou estratégias para enfrentar os desafios da defasagem educacional e fortalecer a aprendizagem dos estudantes.
Durante a palestra, Smole apresentou um roteiro estratégico voltado a lideranças educacionais, defendendo a necessidade de superar a lógica do reforço escolar isolado e avançar para uma reestruturação sistêmica do ensino. Segundo a especialista, as dificuldades observadas em estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental são, muitas vezes, consequência de habilidades que não foram plenamente consolidadas em etapas anteriores da trajetória escolar.
“Quando um estudante chega ao 9º ano com dificuldades significativas, isso geralmente reflete lacunas acumuladas ao longo de sua formação. A recomposição das aprendizagens exige uma ação articulada e contínua, que envolva currículo, avaliação, formação docente e materiais pedagógicos alinhados a objetivos comuns”, destaca.
Ao longo da apresentação, a especialista abordou novas perspectivas para cada uma dessas dimensões, reforçando a importância de políticas educacionais integradas e baseadas em evidências para garantir avanços consistentes na aprendizagem. Realizado no auditório da Smed, o evento reuniu cerca de 150 participantes.
Para o secretário municipal de Educação, Leonardo Pascoal, a discussão é essencial diante dos desafios educacionais enfrentados pelas escolas brasileiras. “A recomposição das aprendizagens é uma das nossas prioridades. Historicamente, convivemos com um número expressivo de estudantes em defasagem, e enfrentar esse desafio exige conhecimento, planejamento e ação", afirma Pascoal
"Receber uma especialista como Kátia Smole fortalece o trabalho desenvolvido pela nossa rede e contribui para que nossos educadores tenham ainda mais ferramentas para apoiar a aprendizagem dos estudantes”, ressalta.
Prática pedagógica - Diálogos do Porto da Educação é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Educação de Porto Alegre, que promove encontros mensais com grandes especialistas nacionais e internacionais. Voltado prioritariamente a professores, gestores e demais profissionais da Rede Municipal, o programa busca fortalecer a prática pedagógica por meio do diálogo com o conhecimento científico, a valorização da experiência docente e o compromisso com uma educação mais humana, inclusiva e inovadora.
Gilmar Martins