Diretores de escolas municipais visitam Ciep em Canela

21/12/2021 14:38
Divulgação / PMPA
EDUCAÇÃO
Escola de educação integral na serra gaúcha dispõe de piscina, onde são realizadas aulas de natação

Um grupo formado por diretores de quatro escolas municipais e técnicos da Secretaria Municipal de Educação (Smed) visitou na segunda-feira, 20, a Escola Estadual Neusa Mari Pacheco - Ciep, em Canela (RS). O objetivo da visita foi conhecer e avaliar detalhes daquele que é considerado um modelo nacional de escola de tempo integral, visando à implantação do sistema em escolas da Capital, já a partir de 2022. Recepcionado pelo diretor Márcio Gallas Boelter, o grupo conheceu as dependências da escola e ouviu uma detalhada explanação sobre os princípios da proposta pedagógica aplicada na educação integral desenvolvida. 

Com 108 anos e 1.117 alunos, dos quais 755 no ensino em tempo integral, a escola localizada no bairro Canelinha conta com 28 turmas de 1º ao 9º ano, justamente aquelas que participam do projeto de educação integral. E fica em um terreno de quatro hectares, onde estão distribuídos 5 mil metros quadrados de edificações, incluindo uma piscina semiolímpica, onde são desenvolvidas aulas de natação, que integram o currículo. 

Participaram da visita Caroline Azi Corrêa, diretora da Emef Mário Quintana, e o vice diretor Adriano Aguiar; Carolina de Campos Derós, diretora da Emef Porto Novo, e a vice Daniele Ertel; Soraia Dornelles Marques, diretora da Emef Neusa Goulart Brizola, e a supervisora Paula Lopes; Daniela Kanitz, diretora da Emef Ana Íris, e a vice Renata Barcelos.

A secretária Janaina Audino, que não pode acompanhar a visita, ressaltou a importância desta troca de experiências, que contribui na construção do projeto a ser implantado em Porto Alegre. “A partir de 2022, já teremos quatro escolas nesta modalidade, sendo duas parcialmente e duas de forma integral. E a ideia é ir estendendo este sistema, de forma gradual, a outras escolas da nossa rede”, explicou a titular da Smed.

Antônio Bavaresco

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes