Eco Feira da Emei Humaitá estimula a sustentabilidade no bairro

09/11/2018 17:40
A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Humaitá promove nesta sexta-feira, 9, a partir das 17h, a sétima edição da Eco Feira. A atividade tem como proposta mostrar à comunidade do bairro a prática de reaproveitamento e sustentabilidade utilizada na escola, que tem seu projeto pedagógico focado na educação ecológica e ambiental a alunos de zero a cinco anos de idade. O CTG Vaqueanos da Tradição, parceiro da escola, fará uma apresentação musical. A feira, montada no interior da escola, é aberta ao público. 
 
Além de exposição dos trabalhos feitos pelos alunos, haverá a comercialização de peças decorativas e de artesanato confeccionados com produtos reaproveitados, como chaveiros feitos com tampas de garrafas pet e imãs de geladeira produzidos com crochê e retalhos. Outra atração é a banca de alimentos saudáveis, assim como o brechó, que apresenta a proposta de moda sustentável, com o conceito de repassar as peças de roupas não usadas adiante. Também serão comercializados mudas de temperos e flores, bolos, biscoitos, pão caseiro integral, suco natural, geleia de amora, em sua maioria produzidos com alimentos da horta da escola.
 
Nesta edição da feira, a escola montou uma banca com brincadeira premiada. É o “Jogue o lixo no lugar certo”, semelhante à brincadeira de festas juninas ‘boca do palhaço’, que tem a proposta de ensinar a coleta seletiva. Reafirmando o comprometimento com a sustentabilidade e o consumo consciente, barras de sabão feitas com óleo de cozinha foram confeccionadas como lembrancinhas para os visitantes da feira. 
 
Também haverá a contação da história “A Menina de Cabelo Roxo e a Flor Amarela”, de Léia Cassol, que é a escritora adotada na Emei Humaitá, pelo Programa Adote um Escritor deste ano. 
 
A feira é realizada desde 2012 na escola, que atende 105 alunos da região dos bairro Humaitá e Navegantes. De acordo com a diretora, Gabriele Soares de Abreu, o evento é uma oportunidade de apresentar à comunidade o trabalho realizado pelos alunos e professores, dentro das propostas da escola. “A Eco Feira é o marco de todo o trabalho realizado durante o ano na escola”, salienta a diretora. A sustentabilidade, a reciclagem e a ecologia estão presentes em todo nosso espaço físico, desde a utilização de materiais recicláveis e não estruturados (tecidos, peças de madeira e plástico) em trabalhos que estimulem a criatividade até no nome das turmas, que representam o ciclo da vida: a “lagarta” é o berçário 2 e o maternal 1; o “casulo” é o maternal 2 e o jardim A; e a “borboleta” é o jardim B.
 
VII Eco Feira  - Emei Humaitá
Local: rua Dr. Caio Brandão de Mello, nº 1, bairro Humaitá.
 
Programação:
17h: Abertura
17h15: Apresentação do CTG Vaqueanos da Tradição
17h30: Contação da história “A Menina do Cabelo Roxo e a Flor Amarela”
19h30: Encerramento
 

  

 

Vitória Garcia (estagiária)/ Supervisão: Cristina Lac

Fabiana Kloeckner