Edital convoca startups para implantar plataforma educacional inovadora na Capital
O Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) traz publicado, em edição extra, edital para a contratação de solução digital inovadora que oportunize uma gestão pedagógica eficiente da rede municipal de ensino. A plataforma deve oferecer modernas ferramentas de comunicação, avaliação diagnóstica e apoio às atividades docentes. As inscrições de startups interessadas podem ser feitas até 27 de junho.
A secretária de Educação, Sônia Rosa, destaca o ineditismo da iniciativa. “Seremos pioneiros no Brasil a contar com esta modalidade de plataforma educacional que, depois de implantada, irá melhorar os índices de desempenho e aprendizagem dos estudantes da rede municipal de ensino da Capital, além de aprimorar os processos de tomada de decisão dos gestores da rede e das escolas. A solução vai desenvolver uma cultura de gestão baseada em evidências e dados”, ressaltou.
Conforme a secretária, será possível otimizar o emprego de recursos públicos (financeiros e de RH), elevar a eficiência da gestão e da governança da Smed e de suas escolas, combater a infrequência escolar e, fundamentalmente, criar uma rede de conexão entre a Smed, escolas e famílias.
Etapas - A licitação na modalidade especial será realizada em quatro etapas e avaliará propostas com critérios de potencial de resolução do problema, viabilidade de implementação, potencial de integração com outras plataformas digitais e viabilidade econômica, com eventual comparação da sua relação custo-benefício em relação às opções equivalentes.
Gilmar Martins