Educação analisa indicador de nível socioeconômico com diretores de escolas

08/06/2021 16:17
Fernando Oliveira/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Objetivo é fazer com que o índice consiga ilustrar de forma mais fiel a situação dos alunos do município

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) começou a aperfeiçoar o Índice do Nível Socioeconômico de Porto Alegre, a fim de que o indicador consiga refletir melhor a realidade dos estudantes da rede municipal de ensino. Em uma reunião híbrida na tarde desta terça-feira, 8, no auditório do 6º andar da secretaria, foi detalhada, para os diretores das escolas de ensino fundamental, a forma como o índice é calculado.

 “No início do ano, apresentamos o diagnóstico situacional da rede municipal de educação. Um dos indicadores que compõem esse diagnóstico é o Índice de Nível Socioeconômico, elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas do Ministério da Educação. Na época, algumas direções manifestaram não enxergar aqueles dados como realidade das suas escolas”, explicou a secretária da Smed, Janaina Audino.

A partir deste questionamento, a equipe da gestão de indicadores educacionais da Smed iniciou um trabalho de pesquisa sobre o assunto, estabelecendo uma parceria com a Secretaria Municipal de Planejamento e Assuntos Estratégicos (SMPAE), que elaborou um estudo do índice com base na avaliação diagnóstica aplicada pela Fundatec, em 2019. 

O objetivo da reunião foi apresentar esse estudo e também planejar quais os próximos passos que a gestão de indicadores educacionais está desenhando para fazer com que o índice do nível socioeconômico de Porto Alegre consiga ilustrar de forma mais fiel a situação dos alunos do município. Os diretores foram chamados a participar, justamente por estarem mais próximos do dia a dia dos estudantes e conhecerem melhor sua realidade.

Participaram da reunião, pela Smed, Isabel Silva, Aline Mendes e Caroline Dourado, todas da gestão de Dados e Indicadores Educacionais. Pela SMPAE, participaram Carlos Eduardo Gomes, Denise Araujo Villas Boas, Ada Raquel Doederlein Schwartz, Marcos Alexandre Cruz e Miguel Zanona Krasner.

 

 

 

Antônio Bavaresco

Fabiana Kloeckner