Educação apresenta ao Ministério Público estratégia para reabertura das escolas

10/02/2021 19:27
Antônio Bavaresco /SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Conceito de revezamento alternado para retomada do ensino presencial foi reforçado pela secretária Janaina

A secretária municipal de Educação apresentou ao Ministério Público do Estado (MPE), na tarde desta quarta-feira, 10, a estratégia organizada pela pasta para a reabertura das escolas municipais em 2021, prevista para o próximo dia 22. Janaina Audino foi recebida pela promotora substituta regional de Educação de Porto Alegre, Cinara Vianna Dutra Braga, na sala de reuniões da Procuradoria Geral de Justiça, na sede do MPE.

Acompanhada pelo secretário municipal extraordinário de Enfrentamento ao Coronavírus, Renato Ramalho, a titular da Secretaria Municipal de Educação (Smed) reforçou que o conceito de revezamento alternado, proposto para a retomada do ensino presencial em Porto Alegre, visa a proporcionar o acesso às aulas a todos os alunos que desejarem, sem a dependência de variáveis tecnológicas, que prejudicaram o desempenho letivo ao longo do ano passado.

“Precisamos manter esse vínculo do aluno com a escola, e a estratégia prevista teve essa preocupação principal: nenhum aluno para trás, ou, como diz o prefeito Sebastião Melo, lugar de criança é com a família e na escola”, afirmou Janaina Audino.

O MPE, que já havia analisado previamente o conteúdo da estratégia, elencou uma série de dúvidas, que foram prontamente sanadas pelos dois secretários. A promotora Cinara Vianna Braga enalteceu a consistência do planejamento apresentado e disse que o MPE será parceiro e vigilante para que a reabertura das escolas se dê da forma mais tranquila e produtiva possível, de maneira a recuperar a perda pedagógica de 2020, quando o ano letivo foi bastante prejudicado pela pandemia. “Contamos com o engajamento de todos, professores, autoridades e comunidade escolar, para recuperarmos o tempo perdido”, sustentou a promotora.

Confira a Estratégia para a Reabertura das Escolas Municipais em 2021.

  

 

Antônio Bavaresco

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes