Educação e EPTC realizam ação conjunta na volta às aulas

17/02/2020 11:20
Jefferson Bernardes / PMPA
EDUCAÇÃO
Nesta terça, segue ação educativa com foco em segurança no trânsito

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e a Secretaria Municipal da Educação (Smed) realizaram na manhã desta segunda-feira, 17, uma ação conjunta para marcar a volta às aulas do ensino fundamental na rede municipal. A coordenação de Educação para Mobilidade da EPTC (CEM) levou aos alunos da Escola Municipal Especial de Ensino Fundamental Elyseu Paglioli, no bairro Cristal, uma apresentação musical com ênfase na segurança do trânsito. A escola tem 103 alunos com deficiências. 

O ano letivo de 2020 começa nesta segunda para cerca de 17,5 mil estudantes de 31 dos 56 colégios municipais de ensino fundamental. O secretário da Educação, Adriano Naves de Brito, comemora o reforço da parceria com a EPTC. “O caminho mais seguro torna a escola mais segura”, comenta. E acrescenta: “A atividade ocorreu nesta escola devido ao envolvimento com ações de trânsito: no ano passado, a Elyseu Paglioli ficou em primeiro lugar entre as escolas especiais no Prêmio de Educação para o Trânsito da EPTC, e foi a escola municipal com mais trabalhos inscritos."

Além das ações de educação, a EPTC desenvolve, no início do ano letivo, uma programação de reforço na sinalização viária na região das instituições de ensino da Capital, com a presença de agentes de fiscalização para orientação e segurança de pedestres e motoristas. A atividade faz parte da Operação Volta às Aulas, com foco na garantia de uma circulação mais protegida dos estudantes em seus deslocamentos às entidades de ensino público e privado da cidade. “É essencial esse alinhamento que o prefeito Nelson Marchezan Júnior está fazendo entre Educação e EPTC. Temos crianças desde a mais tenra idade aprendendo como conviver com o outro na sociedade. A educação começa pela família, passa pelo convívio social – principalmente o trânsito, que é um lugar de difícil convivência. A união entre escola e trânsito mostra que uma sociedade melhor é possível”, completa o diretor-presidente presidente da EPTC, Fabio Berwanger Juliano. 

Próximas atividades programadas para o Volta às Aulas da CEM: 

- Terça-feira, 18
11h - Colégio Farroupilha 

- Quarta-feira, 19
7h - EMEI Érico Verríssimo

Quinta-feira, 20
11h - Colégio Luterano da Paz 

Volta às aulas - Alunos de 31 Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) retornam às aulas nesta segunda-feira, quando cerca de 17,5 mil estudantes começam os 200 dias letivos previstos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). O primeiro semestre se encerra em 24 de julho, e o segundo tem início em 3 de agosto, com recesso entre os dias 27 e 31 de julho. O ano letivo termina em 10 de dezembro. Já as 26 instituições de ensino que concluíram o calendário de 2019 tardiamente iniciarão o ano letivo posteriormente, seguindo as diretrizes estabelecidas pela Smed.

Melhorias no ensino - A educação é uma prioridade da gestão. A primeira grande transformação foi a mudança na rotina das escolas da rede municipal, anunciada ainda em fevereiro de 2017. Com as alterações, os professores passaram a ficar 30% mais tempo com os alunos em sala de aula. Para dar mais autonomia aos diretores das escolas municipais, a secretaria aumentou, em média, em 137% o valor do repasse trimestral que cada escola recebe para realizar reformas e melhorias. Diretores de mais de 50 instituições de ensino participaram do curso de extensão em Gestão Escolar que a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) formatou especialmente para atender às necessidades da rede municipal de ensino, com parceria do Instituto Jama. A lei que altera a gestão das escolas irá aumentar, a partir deste ano, a participação das famílias, promover o diretor como líder da comunidade escolar e colocar a aprendizagem no centro das decisões. Também foram realizadas ações para qualificar o turno integral.

Jefferson Bernardes / PMPA
EDUCAÇÃO
Alunos de 31 escolas de ensino fundamental retornam nesta segunda

 

Luzia Lindenbaum

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes