Educação especial recebe recursos do Conselho das Pessoas com Deficiência
A prefeitura recebeu R$ 26 mil em material escolar para ser repassado a 51 instituições de ensino do município que possuem Salas de Inclusão e Recursos (SIR) e para as quatro escolas especiais da rede. Feita pelo Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre (Comdepa), a doação integra a 23ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência da Capital, que tem início no dia 21, com o tema “Somos todos iguais e incrivelmente diferentes”, estendendo-se até 28 de agosto.
O material será distribuído pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) nesta quarta-feira, 12, e na sexta, 14. Cada escola receberá um kit composto por “gizão” de cera grosso, giz de cera tijolinho, tinta guache lavável, borrachão (curto e longo), borracha lado B, grip (suporte para lápis, canetas e pincéis, nos modelos curto e longo), engrossador para lápis e caneta, fixadores para auxiliar no manuseio de lápis e caneta, pulseira de peso e abdutor de polegar (auxilia no movimento do polegar).
Em torno de 6,8 mil alunos são atendidos nas SIR da rede municipal, por 121 professores. Os espaços são destinados ao atendimento dos alunos que possuem algum comprometimento na aprendizagem. A prefeitura mantém quatro escolas exclusivas para educação especial, que totalizam 437 alunos.
Gilmar Martins