Educação Infantil de Porto Alegre é destaque em mostra nacional
A coordenação da Unidade de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Smed) participa, até esta quinta-feira, 2, da Mostra Nacional de Experiências Inspiradoras de Gestão e Projetos Pedagógicos de Educação Integral em Tempo Integral, realizada na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte.
Desde segunda, 1º, representantes de redes públicas de ensino de todo o país, selecionadas para compor o Caderno de Experiências do Ministério da Educação e Cultura (MEC), apresentam iniciativas que estão transformando a educação pública, fortalecendo uma prática pedagógica plural, participativa e conectada às realidades dos territórios.
A rede de Porto Alegre foi uma das 25 selecionadas entre 1.080 experiências inscritas para integrar a publicação. “Esse reconhecimento para a Educação Infantil de Porto Alegre, com sua proposta pedagógica Cenário Tempos, traz visibilidade para uma concepção de Educação Integral que valoriza a criança em sua inteireza. Considera os tempos da escola e da infância como centrais no planejamento pedagógico, contemplando interações, brincadeiras, o cuidar e o educar”, destaca Fernanda Calsing, coordenadora da Unidade de Educação Infantil da Smed, que representou a rede no evento ao lado da coordenadora adjunta, Júlia Azambuja.
Como próxima etapa, uma equipe de pesquisadores da UFMG estará em Porto Alegre nos dias 7 e 8 de outubro para a escrita da experiência. A visita também inclui idas às escolas mencionadas no relato sobre o Cenário Tempos, que faz menção à proposta de considerar toda a jornada das crianças na escola com intencionalidade pedagógica .
Tatiana Bandeira