Educadores da rede municipal compartilham experiências em jornada pedagógica

19/07/2022 14:36
Divulgação / SMED / PMPA
EDUCAÇÃO
Evento ocorreu em formato virtual

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu nesta segunda-feira, 18, e terça-feira, 19, a II Jornada Pedagógica para as escolas da rede municipal de Porto Alegre. A iniciativa envolve educadores das escolas de Educação Infantil e Ensino Fundamental.

A jornada iniciou na segunda-feira com a participação da titular da Smed, Sônia Rosa, de forma virtual, transmitida ao vivo do canal da Tecnologia Smed, no Instituto Caldeira. A doutora em Metodologias Ativas, Carolina Tavares, abordou o tema tecnologia e a Base Nacional Comum Curricular. Após, professores compartilharam projetos desenvolvidos nas escolas na área da tecnologia e inovação.

No turno da tarde, o foco esteve na Recomposição das Aprendizagens, programa desenvolvido nas escolas da rede que visa a aprendizagem dos estudantes, atendendo as habilidades prioritárias para colaborar com a construção dos conhecimentos e garantir o êxito escolar. A palestrante Cristiana Mercante Esper Berthoud, consultora do Instituto Gesto, parceiro da secretaria na gestão da política educacional, falou sobre o assunto. A mediação foi da coordenadora Michele Bartzen Acosta Schröder.

“Momentos de reflexão são essenciais para o fortalecimento de práticas pedagógicas potentes, a fim de oportunizar debates sobre os cotidianos vivenciados nos cenários educacionais. O crescimento profissional certamente corrobora com o aprimoramento e qualidade de ensino”, afirma Sônia.

Educação Infantil - A Jornada da Educação Infantil ocorreu no Teatro Renascença, de forma híbrida, com transmissão ao vivo no canal do YouTube Gestão Pedagógica Smed. O tema abordado foi Educação Infantil e Tecnologia - uma díade imprescindível para as competências do Século XXI. Entre os convidados do evento, Rodrigo Sabala, que debateu sobre docência. Educação especial e troca de experiências das escolas de educação infantil completaram a pauta.

Mauro Moraes

Lissandra Mendonça

Acompanhe a prefeitura nas redes