EJA gratuito no Centro Histórico tem inscrições prorrogadas

12/04/2019 17:00
SMED/Divulgação PMPA
EDUCAÇÃO
Inscrições podem ser feitas até o dia 18 de abril

Moradores de Porto Alegre que ainda não concluíram o Ensino Fundamental podem optar em finalizar essa etapa da Educação Básica gratuitamente em instituição de ensino localizada no Centro Histórico, com apoio da prefeitura. A Secretaria Municipal de Educação (Smed) fechou parceria para oferta de Educação de Jovens e Adultos (EJA) com o Complexo Educacional Monteiro Lobato e as inscrições foram prorrogadas até dia 22 de abril.

A EJA Monteiro Lobato dispõe de 320 vagas na modalidade. Para ingressar, os estudantes devem já ter cursado, pelo menos, até o 5º ano, e ter 15 anos de idade completos até 31 de março. Os alunos poderão concluir a etapa em até um ano, totalmente sem custos. O conteúdo é dividido em duas etapas: F1, que vai do 6º ao 7º ano, e F2, do 8º ao 9º.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Adriano Naves de Brito, a parceria busca oferecer mais uma alternativa para quem precisa concluir o ensino fundamental para progredir em seus estudos, com foco em quem circula no Centro Histórico. Na rede municipal de ensino, 34 escolas oferecem EJA em Ensino Fundamental, mas em bairros distantes da área central. “É mais uma opção de conclusão do ensino fundamental, focada principalmente em quem trabalha no Centro Histórico e imediações, poupando assim o tempo de deslocamento e diminuindo a infrequência”, afirma o secretário.

Documentação - As inscrições devem ser feitas na Unidade de Gestão de Vagas da Smed, na rua dos Andradas, 680, Centro Histórico, que funciona das 9h às 16h30. É necessário apresentar original do histórico escolar ou atestado de escolaridade e foto 3x4, além de cópias de RG e CPF do aluno e do responsável em caso de menor de 18 anos, certidão de nascimento e comprovante de residência.

As aulas já iniciaram e são realizadas na EJA Monteiro Lobato, na rua dos Andradas, 1.180, Centro Histórico, nos turnos da tarde, que já conta com 80 alunos matriculados, e da noite, com 67 inscritos.

 

Cristina Lac

Andrea Brasil