Emef Porto Novo realiza nova edição da Jornada Estudantil

26/09/2019 08:33
Brayan Martins/ PMPA
Projeto Dois Caminhos uma Escolha, da Guarda Municipal Local: Emef Heitor Villa Lobos
Jornada qualifica com conhecimento o tempo dos alunos durante os conselhos de classe

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Porto Novo, no bairro Rubem Berta, promove nesta quinta, 26, e sexta-feira, 27, a 5ª edição da Jornada Estudantil, ciclo de palestras pensado pelos estudantes. A jornada, que ocorre desde o ano passado, qualifica com conhecimento o tempo dos alunos durante os conselhos de classe, realizados no final de cada trimestre escolar.

Enquanto os professores reúnem-se para o conselho, os alunos do 7º ao 9º do ensino fundamental participam de um ciclo de palestras sobre temas selecionados a partir de conversas em sala de aula. De acordo com a vice-diretora da Porto Novo, Carolina de Campos Derós, cerca de 120 estudantes se envolvem na programação. Carolina também explica que os temas são propostos pelos alunos a partir do que eles vivenciam e percebem pela sociedade. Neste ano, os direitos dos adolescentes, regulados pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), são um dos interesses e também um dos temas das conversas do evento.

Entre os parceiros da Jornada Estudantil estão o Serviço Social do Comércio (Sesc), a Fundação de Esporte e Cultura do Sport Club Internacional (Feci), o Centro da Juventude Rubem Berta e o Instituto da Mulher Saudável (Imusa). A instituição de ensino também receberá a palestra do projeto Dois Caminhos, Uma Escolha. O projeto é coordenado pelo Núcleo de Ações Preventivas (Nap) da Guarda Municipal e tem como objetivo aconselhar os jovens de forma educativa, tratando especialmente da prevenção à violência no ambiente escolar.

Algumas parcerias se estendem para além das palestras da Jornada, como é o caso do Centro da Juventude Rubem Berta, que disponibiliza cursos profissionalizantes e de reforço escolar, além de atividades esportivas, orientação psicossocial e encaminhamento para a rede de saúde e assistência social.

Na quinta-feira, 26, a coordenadora socioprofissional do Centro, Rita de Cassia Salaberry conversa com os estudantes sobre a prevenção ao suicídio. O tema é alusivo à campanha de conscientização Setembro Amarelo, criada em 2015 pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), o Conselho Federal de Medicina (CFM) e o Centro de Valorização da Vida (CVV). Já na sexta-feira, 27 palestrantes da Feci, do Imusa e do Sesc conversam com os alunos sobre filosofia, hip hop, sexualidade e feminismo na atualidade.

Após o ciclo de palestras, Carolina diz que é possível perceber um novo ânimo nos estudantes. “Os alunos ficam muito mais motivados dentro do espaço escolar, e isso impacta diretamente na produtividade deles. Eles gostam muito da Jornada, porque ela é proposta por eles e ela é a vontade deles sendo respeitada, tanto que nós notamos uma adesão maior de alunos desde a primeira edição”, explica a vice-diretora.

Programação da 5ª Jornada Estudantil

Dia 26

- Fotografias mudam o olhar – Adriana Ferrari
- Dois caminhos, uma escolha – Guarda Municipal
- ECA e o Direito dos Adolescentes – Gabriela Pacheco/Sesc
- Setembro Amarelo: prevenção ao suicídio - palestrante Rita de Cassia Salaberry/coordenadora socioprofissional do Centro da Juventude Rubem Berta

Dia 27 

- Filosofia com adolescentes – Joelma Vargas Borges/Feci
- Sexualidade - palestrantes do Imusa
- Hip Hop – Lucas Tossi/Feci
- Feminismo na atualidade – Aline Me

 

Vitória Garcia (estagiária - supervisão: Luzia Lindenbaum)

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes