Encontro aborda ações para qualificar o atendimento educacional especializado
A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoveu encontro nesta sexta-feira, 1º, para tratar sobre política pública de inclusão. A secretária Sônia Rosa e assessores técnicos receberam representantes de diferentes organizações, para os quais foram apresentadas as ações que prefeitura desenvolve a fim de qualificar o atendimento educacional especializado.
A rede municipal de ensino de Porto Alegre segue a determinação do Ministério da Educação e disponibiliza nas escolas próprias de ensino fundamental pelo menos uma Sala de Integração e Recursos (SIR) para o atendimento educacional especializado. Os professores das SIRs atendem diferentes estudantes com deficiências. Além das salas de inclusão, a rede conta com quatro escolas especiais de ensino fundamental: Professora Lygia Morrone Averbuck, Professor Elyseu Paglioli, Tristão Sucupira Vianna, Professor Luiz Francisco Lucena Borges e a de surdos Salomão Watnick.
A secretária Sônia Rosa salientou a importância desses encontros para a construção em conjunto de uma nova política de inclusão. “As mudanças são realizadas com parcerias, por isso estamos alinhados com entidades para que realmente possa ser desenvolvida uma política com qualidade que atenda todos que necessitam”. Ela destacou o projeto, que vem sendo articulado pelos técnicos da Smed, de formação continuada dos professores, monitores e estagiários da área.
De acordo com o Sistema de Informação Educacional, estão matriculadas nas escolas municipais 3.085 crianças com diagnósticos para atendimento especializado. A coordenadora de Educação Especial Josiara Alves de Souza ressaltou que, diante da crescente demanda, as ações da Smed são essenciais. Entre estas ações, citou a participação no grupo de trabalho com o Ministério Público e o alinhamento com outras secretarias, como Saúde e Desenvolvimento Social, possibilitando atendimentos nos Centros Municipais de Diagnóstico Médico e do Tratamento Médico Integrado do Transtorno do Espectro Autista.
Conforme a coordenadora do Recurso Humanos da Smed, Cleusa Leppa, já foi solicitada a nomeação de 100 monitores para atuarem nas escolas de educação infantil e especial, além da elaboração de um novo concurso para a educação especial. No início do ano foram chamados 135 monitores. Em 2021, houve 73 nomeados.
No próximo encontro, agendado para o mês de agosto, serão apresentados a proposta da formação continuada, os avanços referentes à contratação dos monitores e um diagnóstico dos atendimentos nas escolas. Participaram da reunião representantes do Movimento Angelina Luz, Associação de Familiares e Amigos de Pessoas com Autismo de Porto Alegre, Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Viamão, Movimento Mães e Pais pela Democracia e pais da escola Moradas da Hípica.
Gilmar Martins