Encontro inédito com autores dá início ao Adote um Escritor 2019

08/03/2019 16:46

 

A Secretaria Municipal de Educação (Smed) promoverá na próxima semana dois encontros para aproximar a pasta dos interessados em participar do projeto Adote um Escritor. A reunião para escritores será realizada na terça-feira, 12, às 10h, no auditório da Smed (rua dos Andradas, 680 – Centro Histórico) e para o mercado editorial (editoras e distribuidoras, entre outros), na quinta-feira, 14, no mesmo horário e local. “Os eventos serão abertos a todos que possam fazer parte do programa, como editoras pequenas e autores independentes. Nossa ideia é diversificar os parceiros e dar protagonismo ao autor”, explica o secretário Adriano Naves de Brito.

Esta é a primeira vez que a Smed reúne escritores e editoras na fase preparatória para falar sobre o projeto e apresentar os requisitos para participação, entre outros temas. “Vamos democratizar o acesso ao Adote um Escritor e também criar um canal de contato com quem trabalha na área. Queremos ouvir as sugestões de quem já participou e de quem pode contribuir”, completa o secretário.

O encontro terá uma apresentação do Adote um Escritor, projeto no qual o autor que tem obras escolhidas pelos professores para serem trabalhadas em sala de aula realiza uma visita à escola para atividades pedagógicas com os alunos, e do Redes pela Leitura, o programa que reúne diferentes projetos vinculados à política de leitura da Smed e no qual o Adote está inserido. O lançamento para as escolas está previsto para ocorrer em abril.

O investimento neste ano será de R$ 580.120, pouco mais que os R$ 578 mil repassados às escolas no ano passado, quando os recursos aumentaram em 170%. As escolas podem escolher como investir esses recursos, como na aquisição de obras e visita à Feira do Livro, por exemplo, e quais escritores irão trabalhar – o valor prevê o pagamento de cachê para os autores.

Em 2018, o Adote o Escritor teve um total de 120 visitas de 20 escritores diferentes em todas as instituições da rede municipal.

 

 

Luzia Lindenbaum

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes