Equipe do Hemocentro realiza palestra na Smed

16/08/2018 18:28
Manoelle Duarte / Divulgação PMPA
EDUCAÇÃO
Ação visa esclarecer dúvidas sobre o processo de doação por meio da prestação de informação

O Hemocentro Público do Estado do Rio Grande do Sul (Hemorgs) realizou na tarde desta quinta-feira, 16, uma palestra de sensibilização aos servidores da Secretaria Municipal de Educação (Smed) sobre a importância da doação de sangue. A ação visa esclarecer as dúvidas sobre o processo de doação de sangue por meio da prestação de informação. Todo os passos para a doação, desde o cadastro até a entrevista clínica, feita por um profissional da saúde, e da coleta aos cuidados pós-doação, foram explicados a um grupo de servidores.

De acordo com o enfermeiro especialista em saúde da Secretaria Estadual da Saúde (SES), Gerson Basso, cada bolsa de sangue pode salvar quatro vidas. "Isso por causa dos seus quatro componentes sanguíneos, o plasma fresco e congelado, o concentrado de hemácias, o concentrado de plaquetas e o crioprecipitado”, explicou o palestrante. Foram apresentados os critérios em que o possível doador deve se enquadrar, como, por exemplo, pesar no mínimo 50 quilos, ter entre 16 e 69 anos, não ter ingerido bebida alcoólica e não estar em jejum no dia doação. Os intervalos a serem respeitados entre as doações são de três meses para as mulheres e dois meses para homens, podendo as mulheres fazer até três doações e os homens até quatro, em um ano. 

O horário de funcionamento do Hemocentro é das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, na avenida Bento Gonçalves, 3722, bairro Partenon. Para doar sangue é necessário apresentar um documento oficial com foto.

Denise Righi

Acompanhe a prefeitura nas redes