Escola Décio Martins Costa participa de evento de tecnologia

23/04/2019 08:41

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, no bairro Santa Rosa de Lima, participará do Farroups Tech 2019, evento de tecnologia organizado pelo Colégio Farroupilha, no dia 24 de abril. Vinte e oito alunos do segundo ano irão fazer parte de duas oficinas: uma sobre microscopia e outra sobre sequenciamento de fatos para a resolução de problemas utilizando o Robô Programável Educacional (RoPE), brinquedo de programar que possibilita que crianças a partir dos 3 anos comecem a ter contato com a computação. De forma lúdica, os participantes serão incentivados a testar suas hipóteses para solucionar desafios propostos pela equipe de professores.

A oficina de microscopia terá exercícios relacionados com a higiene pessoal e dos espaços. Com um microscópio, os alunos visualizarão bactérias e terão que associá-las com as propostas de sala de aula. Já a oficina de sequenciamento de fatos exercitará o pensamento computacional, que é considerada uma tendência mundial no mercado de trabalho.

A instituição já realiza algumas propostas a partir desses conceitos. A turma A22, por exemplo, sob o comando da professora Maria Carolina Colombo, promove atividades baseadas na cartografia dos espaços escolares, um dos tópicos do 2º ano. Portanto, a participação no Farroups Tech serve como complemento a essas aprendizagens. De acordo com a professora, essas ações incentivam os estudantes a aprenderem com a tecnologia, reconhecendo padrões e solucionando problemas. “A criança pode deixar de apenas consumir para passar a criar tecnologia de forma lúdica”, explica Maria Carolina.

Farroups Tech 2019 – Com o tema “Criatividade e tecnologia: novas possibilidades para a educação”, o evento chega à quinta edição entre os dias 22 e 26 de abril. A programação envolve a comunidade escolar em jogos, desafios, palestras e outras atividades que fomentam a inovação e a resolução de problemas a partir da tecnologia.

  

 

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes