Escola do Humaitá substitui sirene por sinal sonoro
A partir desta segunda-feira, 8, os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Vereador Antônio Giudice não mais ouvirão tocar a tradicional sirene, utilizada para marcar a troca de turnos e o recreio. Ela foi substituída por sinais musicais, que evitam o desconforto aos estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A substituição das sirenes das escolas municipais, que atende a Lei 13.826/2023, vem ocorrendo desde o ano passado.
“Dez escolas da nossa rede já realizaram a troca proativamente, e a nossa intenção é que ainda no primeiro semestre todas as unidades a tenham realizado”, afirmou o secretário municipal de Educação, José Paulo da Rosa.
“Já era um desejo da nossa escola substituir o sinal de sirene pelo sonoro. Com a sanção da lei, no início do ano, iniciamos a busca por empresas especializadas para a elaboração de orçamentos e a contratação. Ao todo, investimentos cerca de R$ 9 mil”, conta a diretora da escola, Rosane Kjellin.
Além da Antônio Giudice, as escolas municipais Jean Piaget, Governador Ildo Meneghetti, Gabriel Obino, Afonso Guerreiro Lima, Vereador Martim Aranha, Victor Issler, Chico Mendes, Pepita de Leão e Aramy Silva também realizaram a substituição de sirenes por sinais sonoros.
Andrea Brasil