Escola infantil celebra 50 anos de atividade na Lomba do Pinheiro

07/06/2019 12:17

A Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Maria Marques Fernandes completa neste mês de junho 50 anos de atividades voltadas às crianças do bairro Lomba do Pinheiro. As comemorações começam neste sábado, 8, quando a instituição celebrará sua festa de aniversário junto com a comunidade, das 14h às 16h30, na própria escola, e nas próximas semanas ocorrerá um seminário. A Emei atende 130 crianças, com 75 alunos na pré-escola e outros 55 na faixa de zero a 3 anos.

Serão diversas atrações, com apresentações de teatro pelos educadores e do grupo de sapateado da Emef Heitor Villa-Lobos, também localizada na Lomba do Pinheiro. A festa contará ainda com show do grupo Pagode do Bronx, sorteios e homenagens a apoiadores da escola. Também haverá um parabéns coletivo e bolo.  Neste dia, ocorrerá um chá dos 50 anos, com ingresso no valor de R$ 3,00.

Além de celebrar a história da escola, a Emei Maria Marques Fernandes olha para os próximos anos. Para completar as comemorações, a escola promoverá o seminário Conversações pedagógicas: 50 anos, e agora?, nas dependências da Emei (avenida Santo Dias da Silva, 550 - bairro Lomba do Pinheiro). Os encontros ocorrerão em três datas, e a abertura será no dia 18, terça-feira, às 18h.

Os diálogos abordarão a história da instituição e seus futuros projetos. "Queremos conversar sobre a educação infantil, sobre a escola e seus desafios. Nossa ideia é deixar uma marca nesses 50 anos, algo que leve uma reflexão às pessoas”, explica o diretor, Marcelo Burgues. Conforme complementa a vice-diretora, Isabel Anzolin, o objetivo é pensar e aprender com o legado de 50 anos, preparando-se para os anos seguintes. “Nossa perspectiva é poder projetar com a comunidade questões importantes da escola”, diz.

A formação é aberta para o público geral. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail emeimariamarques@gmail.com e pelos telefones 3289-5922/5923. Os participantes devem enviar o nome completo e a instituição a que pertencem. Na entrada, será cobrado 1 quilo de alimento não-perecível para a confecção de cestas básicas para famílias carentes da Lomba do Pinheiro.

 

Seminário Conversações Pedagógicas: 50 anos, e agora?

Local: Emei Maria Marques Fernandes, avenida Santo Dias da Silva, 550 - bairro Lomba do Pinheiro

Datas: 18 de junho, 26 de junho e 2 de julhoHorário: 18h às 21h

Inscrições: Pelo e-mail: emeimariamarques@gmail.com e telefones 3289-5922/5923.


PROGRAMAÇÃO

18/06 - Reflexão sobre o ontem: Os processos de mudança na escola, as dificuldades e avanços de cada gestão.

A conversa contará com a presença das diretoras e vice-diretoras de gestões anteriores: Beatriz Aroldi e Sonia Luisi (1996-2001); Regina Hoffmeister e Shirley Coelho (2002-2007); Sidnara Fraga e Ana Dondoni (2008-2013); Claudia Dias e Teresinha Sá (2014-2016).

26/06 - Discutindo as perspectivas, desafios, políticas e contextos da Educação Pública.

As participantes serão as educadoras Sabrina Ferreira (UniRitter); Simone Albuquerque (UFRGS); Jaciara Kern (Mapa 2); Monique Robain (CME); e Cecília Rheingantz Oliveira, regente da Orquestra Heitor Villa-Lobos.

02/07 - Planejando ações e demandas para o futuro

.As atividades previstas são o relato de boas práticas da Emei Vila Nova São Carlos, também da Lomba do Pinheiro; o debate sobre os desafios da atual gestão: objetivos e metas; a apresentação do novo Conselho Escolar e a formulação da Carta dos 50 Anos, em conjunto com a comunidade, reunindo as principais demandas da escola.

  

 

Fernando Campos e Vitória Garcia (estagiários), com supervisão de Cristina Lac

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes