Escola Marcírio promove mostra fotográfica de jovem com Down

07/12/2018 10:05

A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Dep. Marcírio Goulart Loureiro, no bairro Coronel Aparecido Borges, realizará duas mostras de fotografias do jovem talento com síndrome de Down, João Vicente Fiorentini, no dia 10 de dezembro, às 14h. O tema de uma das exposições será Forma e Cor, sobre a natureza, paisagem das cidades e formas geométricas; já a outra se chama A Casa dos Meninos, que mostra a rotina na Casa do Menino Jesus de Praga, instituição filantrópica que abriga e promove atendimento gratuito a crianças e adolescentes com lesões cerebrais graves.

João Vicente tem 22 anos e, após fazer um curso de fotografia, passou a trabalhar na área como fotógrafo de eventos. Ele também atua no conselho deliberativo da Associação dos Familiares e Amigos do Down (Afad) e criou o grupo de jovens Geração21. Porém, mesmo com tantas ocupações, João segue fotografando seus interesses artísticos.

Aliás, o interesse de João pelas artes surgiu ainda na infância. Com 4 anos, ele frequentou a escolinha Piazzito, onde escreveu seu primeiro livro, e participou da oficina Sapato Florido, na Casa de Cultura Mário Quintana. Além disso, o jovem fez oficinas de dança criativa, teatro, pintura e desenho.

Essa veia artística de João fica evidente nas ideias por trás da mostra Forma e Cor. “Vejo na natureza as formas da cidade, as coisas que estudei, as formas geométricas. Minha percepção é através das lentes da câmera”, diz João. Sobre as fotos da exibição A Casa dos Meninos, ele comenta: “Vi muita cor na Casa do Menino Jesus de Praga. Também vi que a instituição precisa de patrocínio, ajuda e apoio. Registrei o sorriso dos meninos, a atenção dos terapeutas, o carinho entre eles.”

 

 

Fernando Campos (estagiário)/Supervisão: Cristina Lac

Andrea Brasil