Escola Pica-Pau Amarelo participa do Sarau Café com Letras
Alunos do Jardim B (cerca de 5 anos) da Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça (Emei JP) Pica-Pau Amarelo participaram do Sarau Café com Letras, na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed) nesta sexta-feira, 26. Os alunos foram convidados pela equipe da biblioteca para participar de uma contação de histórias especial, alusiva ao mês das crianças e ao Dia Nacional do Livro, comemorado na próxima segunda-feira, 29.
As crianças foram recebidas pela personagem Minnie Mouse, representada pela estagiária da biblioteca Elisa Vieira. Depois, o professor Ari Riboldi produziu rimas originais com os nomes das crianças e lances de futebol, como o gol de letra, que é um gol com os pés trocados, onde o pé direito vai no lugar do pé esquerdo e vice-versa. O professor de música da Emei Pica-pau Amarelo e já conhecido das crianças, Márcio Fumaco, tocou seu acordeão e fez um show especial aos alunos antes da contação de histórias começar.
Logo após, os alunos participaram ouviram a história “A Casa Sonolentaâ€, pelas professoras Marta Rosa e MaÃra Ochoa. Os personagens e o cenário do livro foram confeccionados pelas professoras deixaram a hora do conto mais interativa e participativa, deixando os alunos à vontade.
No sarau, houve espaço até para um número de mágica realizado pela Minnie. Com a ajuda das crianças, que disseram as palavras mágicas “pirlim pim pim†com bastante força, fazendo o tecido que cobria subir sozinho e exibir a surpresa dos alunos. Debaixo do tecido encantado estava um baú de cheio de livros que foram imediatamente explorados pelas crianças, cada um pegou um livro para ler. Em seguida, as crianças lancharam em companhia das professoras e das mães que os acompanhavam. No final do sarau cada aluno ganhou um livro para levar para casa.
A professora da turma, Lisandra Xavier Bueno, acredita que é importante que os alunos possam vivenciar atividades diferentes, como o sarau, fora da rotina da sala de aula. “Acho que é fundamental para eles, tudo o que possam ver se formar nos mais diversos horizontes. Os livros fazem parte do nosso dia a dia, e as histórias dão origem à s atividades e aos projetosâ€, afirma.
O Sarau Café com Letras é um projeto de incentivo à leitura realizado pela Biblioteca da Smed e já recebeu diversos escritores, como FabrÃcio Carpinejar, Airton Ortiz, André Neves e CÃntia Moscovich. Os encontros são comumente organizados para os servidores da Smed, mas em ocasião do Dia das Crianças, em 12 de outubro, a equipe da biblioteca pensou em comemorar a data com um sarau especial e lúdico, com contação de histórias, música e livros.
Â
Denise Righi