Estamos migrando o conteúdo do antigo portal da PMPA. Se não encontrar o que está procurando, tente visitar o site antigo (link abre em nova janela).
Educação

Escolas comemoram tradição gaúcha em festas farroupilhas

11/09/2019 16:22
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Alunos de Educação Infantil divertiram-se ao som de fandango e aroma de churrasco

Ao som de fandango e com o aroma do churrasco no fogo, a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Jardim de Praça Passarinho Dourado iniciou, nesta quarta-feira, 11, os festejos alusivos à Semana Farroupilha. A confraternização reuniu os alunos das turmas Jardim A e B (4 e 5 anos) em um almoço para celebrar o mês dos gaúchos. Além do churrasco e do chimarrão, a comemoração incluiu brincadeiras e danças ao som de músicas tradicionalistas.

Desde segunda-feira, a história, cultura e tradição do Rio Grande do Sul estão sendo apresentadas às crianças nas salas de aula. No Jardim A, por exemplo, uma contação de histórias especial transformou contos de fadas clássicos, como Branca de Neve e Cinderela, em releituras gaúchas. Também é na hora do conto que as professoras ensinam sobre a Revolução Farroupilha, as comidas típicas e a localização geográfica do estado no mapa. Os alunos ainda trabalharam com a erva-mate, aprendendo a fazer o chimarrão, que passou de mão em mão em uma roda, marcando os valores de união e amizade. A Dança do Pezinho e o Balaio, tradicionais no estado, também foram ensinadas às crianças.

Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
O chimarrão também correu de mão em mão como símbolo dos valores de união e amizade

A diretora da Emei Passarinho Dourado, Denise Bueno, explica que o objetivo da programação  é ensinar a importância de cultivar a identidade gaúcha. “Todas essas ações são para valorizar a nossa cultura e ensinar o cultivo das nossas tradições. As rodas de chimarrão são um exemplo disso, porque eles veem os pais tomando a bebida em casa. Nessa hora, eles contam que também tomaram o chimarrão na escola, falam sobre o que aprenderam, e nós recebemos o feedback dos pais sobre essas experiências. É muito enriquecedor”, relata Denise.

Nesta sexta-feira, 13, as crianças devem visitar o Parque Harmonia, que recebe o Acampamento Farroupilha entre os dias 7 e 21 de setembro. A diretora conta que todos os anos a escola marca presença na Ciranda Escolar, evento que transmite lições sobre tradicionalismo, cultura e história gaúcha e tem apresentações artísticas de Centros de Tradições Gaúchas (CTGs).

Ainda durante a próxima semana, a Emei promove rodas de chimarrão com pais e alunos, mantendo o clima de confraternização. Já na quinta-feira, 19, a Praça São Geraldo vai ser palco de uma roda de chimarrão especial com a presença das famílias e das crianças. O momento festivo, no final da tarde, também promoverá a venda de lanches, com lucro revertido para a instituição de ensino.

Semana Farroupilha - Além da Emei Passarinho Dourado, outras escolas da rede municipal de ensino já iniciaram os festejos do 20 de Setembro. As Emeis Miguel Velasquez Granato, no bairro Sarandi, e Humaitá, no bairro Humaitá, realizam neste sábado, 14, seus piquetes farroupilhas. A Emei Florência Vurlod, no bairro Restinga, também promove atividades especiais alusivas à maior comemoração histórico-cultural do estado, entre os dias 16 e 19

  

 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Vanessa Sampaio

Gilmar Martins