Escolas da rede comunitária ganham brinquedos da Fundação Abrinq

Kits pedagógicos incluem também livros infantis, jogos, um teatro de fantoches, cubos e blocos educativos, túnel infantil e instrumentos musicais
07/11/2018 17:55
Manoelle Duarte/SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Instituições foram selecionadas pela Diretoria Pedagógica da Secretaria de Educação

 A Secretaria Municipal de Educação (Smed) seguiu na entrega, na terça e nesta quarta-feira, 7, dos kits pedagógicos doados pela Fundação Abrinq (Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos) para 20 escolas das redes municipal e comunitária de ensino - entidades que possuem termos de colaboração firmados junto ao município. As instituições participantes foram selecionadas pela Diretoria Pedagógica, utilizando como critérios o maior número de alunos matriculados e maior número de crianças atendidas em berçário. Em 30 de outubro, a Escola Boa Esperança, no bairro Santa Tereza, recebeu o primeiro kit em nome das instituições beneficiadas.

Manoelle Duarte/SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Kits foram doados pela Fundação Abrinq

Antes de recebe os kits, os coordenadores pedagógicos de cada escola participaram de um curso ministrado pela Fundação Abrinq, sobre a importância do brincar na educação infantil. O curso integra o programa Creche para Todas as Crianças, desenvolvido pela Fundação Abrinq em parceria com o Instituto Cyrella e foi ministrado nos dias 21 de junho e 19 de julho, na Smed, totalizando 16 horas de formação. 

As Escolas de Educação Infantil (Eceis) Raio de Sol, Arco Íris 1 e Renascer da Esperança receberam os brinquedos na terça-feira à tarde. Na Arco Íris 1, que atende 64 alunos no bairro Restinga, a chegada dos kits pedagógicos já era aguardada. A coordenadora pedagógica da instituição, Maiara Kila, que participou do curso da Abrinq, relata que a quantidade de materiais superou a expectativa da equipe. 

Na escola, as professoras confeccionam brinquedos com sucata para brincar com os alunos e incentivar a reciclagem, mas os brinquedos novos agora serão a atração. “Como o nosso recurso para adquirir materiais era pequeno, a gente sentia a necessidade de trabalhar com brinquedos novos, pois é importante para as professoras disporem de diferentes materiais. Sabemos que o material com sucata é relevante, mas às vezes trazer aquela cor, a ludicidade, o brincar, o faz de conta, também é importante. Foi além do que eu imaginava”, conta a professora Maiara.

Na Escola Renascer da Esperança, também na Restinga, que atende 102 alunos, o orçamento também é apertado. O recebimento dos materiais já era aguardado pela direção e deixou os alunos da escola extasiados com a descoberta de novos brinquedos diferentes e coloridos. De acordo com a coordenadora pedagógica Isabel Ferraz, da Escola Raio de Sol, que atende 77 alunos no bairro Campo Novo, a doação dos brinquedos deixará os alunos e a comunidade muito felizes, pois os recursos da escola não permitem compras de alto valor", afirma. 

”Foi uma grande surpresa e nós estamos muito felizes com essa aquisição” - Isabel Ferraz, coordenadora pedagógica da Escola Raio de Sol

Os kits pedagógicos incluem, além de brinquedos, livros infantis, jogos, um teatro de fantoches, cubos e blocos educativos, túnel infantil e instrumentos musicais próprios para crianças de zero a cinco anos. O valor total dos kits de materiais pedagógicos é de R$ 25.514,25.

Manoelle Duarte/SMED/PMPA
EDUCAÇÃO
Brinquedos são próprios para crianças de zero a cinco anos

Fundação Abrinq - Com sede em São Paulo, tem como propósito a defesa dos direitos e do exercício da cidadania de crianças e adolescentes e trabalha atualmente 2,5 mil programas em todo o Brasil. O programa Creche para Todas as Crianças – com patrocínio da Cyrela – tem como objetivos específicos a qualificação de práticas pedagógicas de estímulo à leitura e raciocínio lógico, fortalecimento de vínculos entre famílias e profissionais das creches e o promover a melhoria da infraestrutura e dos recursos pedagógicos.

Escolas da rede municipal participantes do projeto e que recebem os kits de brinquedos:

Públicas municipais: Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Osmar Santos Freitas, Emei Vila Mapa 2, Emei da Vila Max Geiss, Emei Santo Expedito, Emei da Vila Valneri Antunes, Emei Miguel Velasquez, Emei Vila Nova Restinga, Emei Florencia Socias, Emei Tio Barnabé e Emei Erico Veríssimo.

Públicas comunitárias: Escola Comunitária de Educação Infantil (Ecei) Anjinho da Guarda; Ecei Arco Íris 1; Ecei Raio de Sol, Ecei Renascer da Esperança; Ecei Jesus Bom Pastor; Ecei União Esperança; Ecei Boa Esperança; Ecei Marieta Paixão; Ecei Aelca e Ecei Nossa Senhora dos Navegantes.
 

Leia mais:

Fundação Abrinq e Instituto Cyrela revitalizam salas de escola

Educadoras de berçário recebem formação continuada na Smed

 

 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins