Escolas da rede promovem festas juninas para alunos e comunidades

03/05/2019 09:00

 O mês de junho chegou e, com ele, começa uma das maiores celebrações brasileiras, a Festa Junina. Seis escolas da rede municipal de ensino já agendaram suas festividades: a Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Miguel Granato Velásquez, bairro Sarandi; a Emei da Vila Valneri Antunes, bairro Mario Quintana; a Emei Florência Vurlod Socias, bairro Restinga; a Emei Érico Verissimo, bairro Passo das Pedras; a Escola Municipal de Educação Infantil Jardim de Praça (Emei JP) Passarinho Dourado, bairro São Geraldo; e a Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Décio Martins Costa, bairro Sarandi. 

Todas promoverão arraiais abertos à comunidade e com as tradicionais brincadeiras e comidas típicas. A Emei Miguel Granato Velásquez marcou a sua festa junina para o início do mês, dia 8, sábado, às 14h. Porém, a preparação começou há duas semanas, com a realização de uma gincana para arrecadar brindes que serão utilizados no evento. A escola prepara para a comunidade atividades recreativas, como pescaria, e um cardápio extenso, com cachorro-quente, pipoca, bolos, suco de uva e quentão.

De acordo com a vice-diretora da Emei Miguel Granato, Magda Pereira, a ação é uma oportunidade de estreitar o contato com as famílias e fortalecer relações. “A festa junina permite que as famílias usufruam e vivenciem o espaço da escola, assim como seus filhos, e o apoio deles facilita nosso trabalho”, diz Magda.

Também no dia 8 ocorrerá a festa junina da Emei da Vila Valneri Antunes, das 11h às 15h . De acordo com a diretora, Ana Cristina Possamai, a celebração terá, além dos comes e bebes típicos, uma apresentação artística das crianças e a distribuição de prêmios, animando ainda mais a confraternização entre alunos, educadores e famílias.

Essa interação também acontecerá na Emei Florência Vurlod Socias. No dia 15, sábado, das 13h às 17h, ocorrerá o “Arraial da Florência”. Quem comparecer poderá participar de brincadeiras, assistir apresentações dos alunos, desfrutar de bancas gastronômicas e de um brechó. Neste mesmo dia, das 10h às 16h, a Emei Erico Verissimo convida a comunidade para provar delícias típicas e divertir-se com os jogos juninos.

Já a Emei JP Passarinho Dourado reservou duas datas para o arraial. No dia 27, quinta-feira, haverá uma festa apenas para as crianças, com atividades específicas para a diversão delas. No dia 29, sábado, das 11h às 15h, a celebração será aberta para toda a comunidade. A Emef Décio Martins Costa também terá sua festa junina nesse dia.

Programação de Festas Juninas até o momento:

Emei Miguel Granato Velásquez
8 de junho, a partir das 14h

Emei Florência Vurlod Socias
15 de junho, das 13h às 17h

Emei Erico Veríssimo
15 de junho, das 10h às 16h

Emei da Vila Valneri Antunes
8 de junho, das 11h às 15h

Emei JP Passarinho Dourado
27 de junho, apenas para os alunos
29 de junho, das 11h às 15h, para toda a comunidade.

Emef Décio Martins Costa
29 de junho, a partir das 11h

 

Fernando Campos (estagiário) / Supervisão: Cristina Lac

Taís Dimer Dihl

Acompanhe a prefeitura nas redes