Escolas municipais recebem alimentos para o cardápio

04/02/2022 10:35
Cristine Roos/EMEI Florencia SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Quase 13 toneladas de alimentos vão fazer parte das quatro refeições diárias de mais de seis mil crianças

As 42 Escolas Municipais de Educação Infantil (Emeis) já receberam os produtos que fazem parte do cardápio da alimentação escolar. A entrega dos não perecíveis foi finalizada na manhã desta sexta-feira, 4. Foram quase 13 toneladas de alimentos que vão fazer parte das quatro refeições diárias de mais de seis mil crianças matriculadas para o ano letivo que inicia-se na quarta-feira, 9. Para manter a qualidade, cerca de oito toneladas de alimentos perecíveis são entregues semanalmente. 

A secretária municipal de Educação, Janaina Audino, lembra que ainda fazem parte do cardápio escolar os alimentos da agricultura familiar. “Ano passado, foram entregues 23 mil cestas com produtos fornecidos pela Central Metropolitana de Cooperativas da Agricultura Familiar e pela Cooperativa Central de Comercialização da Agricultura Familiar de Economia Solidária. O edital para este ano já está sendo preparado”, ressalta.

O cardápio de toda rede própria municipal de ensino é planejado pelas nutricionistas da Unidade de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação. Neste ano, a grande mudança é a diminuição da oferta de alimentos ultraprocessados. Os cremes farão a substituição dos biscoitos e cereais industrializados. O requeijão e os doces de frutas caseiros entram no lugar dos cremes vegetais e doces industrializados. Também será retomada a oferta de alimentos como feijão carioca, arroz, massa e farinha integral; cacau, canela, gergelim, louro e orégano. Essas adequações seguem as orientações do Ministério da Educação que têm como base a instrução do Guia Alimentar para a População Brasileira.

De acordo com as nutricionistas da Smed, o cardápio do Berçário e Maternal 1 é o que possui maior restrição de gêneros alimentícios ultraprocessados e de açúcar. “A principal mudança é que iremos oferecer o mesmo cardápio de Berçário também para as crianças matriculadas nas turmas de Maternal 1, seguindo as novas orientações do Ministério da Educação. Para atender às recomendações, o pão industrializado será substituído por pães caseiros e panquecas. Além disso, voltaremos a ofertar uva passa para o preparo dos bolos sem adição de açúcar. Vale lembrar que diversos estudos científicos indicam que o consumo precoce de açúcar e alimentos ultraprocessados está relacionado ao aumento da obesidade infantil, de doenças cardiovasculares e de cárie dental em criança”, destaca a coordenadora da Unidade de Alimentação escolar, a  nutricionista Silvia Pauli. 

Qualificação - Na primeira quinzena do mês de março, as nutricionistas da Smed irão realizar uma formação específica para discutir a introdução alimentar com participação de cozinheiros, técnicas de nutrição, estagiários e educadores. E para orientar as escolas, a equipe de Nutrição elaborou o Guia da Alimentação Escolar do Município de Porto Alegre. O material fornece informações, de maneira simples e didática, para a execução das ações relacionadas à educação alimentar e nutricional. O guia pode ser encontrado no site Conexões em Rede.

 

Paula Maia

Andrea Brasil

Acompanhe a prefeitura nas redes