Escritor Airton Ortiz participa do Sarau Café com Letras na Smed

08/07/2019 18:55
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Jornalista falou sobre seus livros que relatam viagens pelo mundo

A edição do Sarau Café com Letras do mês de julho recebeu o escritor e jornalista Airton Ortiz, na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação (Smed), nesta segunda-feira, 8. O Sarau, que é aberto ao público e gratuito, inicialmente foi pensado para reunir servidores e funcionários da Smed em um momento literário mensal, mas hoje realiza ações para além do espaço físico da secretaria.

Com a proposta de viajar sobre o mundo descrito por Airton em seus livros, em especial as coleções Viagens radicais e Aventuras pelo mundo, o escritor apresentou imagens que ilustravam os relatos. Desde os ritos de passagem para a vida adulta das tribos do Quênia, na África, até imagens de um rito funerário às margens do rio Ganges, na Índia, Airton propõe-se a responder a pergunta: ‘Por que a gente viaja?’. 

Em uma conversa descontraída, o escritor, que atribui à educação e aos livros sua formação, responde a própria pergunta: “Nós viajamos em busca daquilo que só tem naquele lugar, porque o contato com algo que não faz parte da minha realidade provoca um certo estranhamento, e faz com que eu repense certas coisas, valores, conceitos e certas atitudes. E, ao começar a repensar, somos deslocados da nossa zona de conforto, o que nos provoca reações. E são essas reações que buscamos nas viagens”, explica Airton.

A coordenadora do programa Redes pela Leitura, Cristina Rolim, agradeceu a presença do público e do escritor, que participa pela segunda vez do sarau literário promovido pela Biblioteca da Smed. Airton Ortiz é um dos autores que integram o programa Adote um Escritor, que promove encontros entre autores e estudantes da rede municipal de ensino. Possui 18 livros publicados, sendo dez de reportagem, quatro de crônicas, dois romances, um de fotografia e um infantil. Em 2014, foi patrono da 60ª Feira do Livro de Porto Alegre. Entre os principais reconhecimentos por sua carreira estão o Prêmio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e o Prêmio Esso de Jornalismo.

Redes pela Leitura - Os saraus literários e o Adote um Escritor fazem parte do Redes pela Leitura, programa que reúne diferentes projetos ligados à política de leitura da Smed. Outras iniciativas do Redes pela Leitura são o Baú de Histórias, que leva uma biblioteca itinerante para as escolas da rede comunitária; o Elefante Letrado, plataforma digital para desenvolver o hábito da leitura; e o Livro Andarilho, que tem como objetivo espalhar obras literárias pela cidade.

 

 

Vitória Garcia (estagiária) / Supervisão: Cristina Lac

Gilmar Martins

Acompanhe a prefeitura nas redes