Estudantes de Educação Inclusiva lotam evento no Opinião
Centenas de pessoas lotaram o Bar Opinião, na Cidade Baixa, na noite desta segunda-feira, 6, para a festa do Programa de Trabalho Educativo (PTE) da rede municipal de ensino. O programa foi criado pela Secretaria Municipal de Educação (Smed) em 1996 e, atualmente, atende a 250 alunos adolescentes com algum tipo de deficiência, que além do acompanhamento pedagógico, são encaminhados ao mercado de trabalho e recebem a oportunidade do primeiro emprego.
A festa acontece anualmente, há 20 anos, e conta com a parceria de músicos locais, de forma voluntária. Os valores arrecadados com os ingressos são usados para atividades dos estudantes, como passeios e saídas de campo. Na edição deste ano se apresentaram os artistas MC Jean Paul, Tonho Crocco, Paulo Dionísio, DJ Barbosa, Tambores do Freire e Ziriguidum. A apresentação do evento ficou por conta do comunicador André Araújo, da Rádio Caiçara.
"O PTE é um dos mais belos trabalhos da nossa rede municipal, que já preparou tantos jovens ao mercado de trabalho, mostrando que por meio da Educação eles podem ter oportunidades, inclusão, autonomia, crescimento e alegria de viver e de sonhar. Quero parabenizar a cada uma das professoras que tanto se dedicam aos alunos e agradeço aos artistas que voluntariamente abrilhantaram esta noite”, disse o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
O programa conta com a parceria de diversas empresas e entidades, que acolhem os estudantes e oferecem a oportunidade do primeiro emprego. Os professores acompanham desde a entrevista até os primeiros passos dos adolescentes nas atividades de trabalho.
Fabiana Kloeckner