Famílias não contempladas com vagas em creches terão nova oportunidade em fevereiro

15/01/2023 08:02
Manoelle Duarte/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
De um ano para o outro, procura por vagas em creches subiu 8% em Porto Alegre

Entre os dias 6 e 10 de fevereiro, as famílias que não conseguiram vagas em creches, ou não realizaram a matrícula na escola indicada, terão mais uma oportunidade para acessar o sistema de Educação Infantil da Capital. Para isso, elas precisam estar na fila de espera de alguma escola. Quando as vagas forem disponibilizadas, as famílias serão comunicadas pela instituição de ensino, que atenderá o aluno e será nela que o responsável deverá fazer a matrícula no período indicado.

Somente neste ano, pelo menos 1,2 mil famílias realizaram a inscrição para alguma vaga mas não oficializaram a matrícula. Este número, se não for preenchido, será destinado a crianças que não foram contempladas na etapa inicial.

Apesar da abertura de cerca de 3 mil vagas nos últimos dois anos em Porto Alegre, com um investimento de R$ 274 milhões, a crescente demanda por creches ainda pressiona o sistema de educação. Somente em relação ao ano passado, a procura por este tipo de serviço aumentou 8%. Foram mais de 1,2 mil vagas solicitadas para a Educação Infantil pública do município em comparação com o ano letivo anterior.

“Nosso compromisso é atender a demanda por meio de diferentes estratégias: compra de vagas em escolas privadas, continuidade do acordo com a Defensoria Pública, retomada da construção de cinco escolas inacabadas, além de estreitar um regime de colaboração com a Secretaria Estadual de Educação, a fim de otimizar os espaços públicos”, destaca a secretária municipal de Educação, Sônia Rosa.

Mais creches - Até 2024, a prefeitura de Porto Alegre deve concluir cinco novas creches. Estas unidades somam mais 1,7 mil vagas ao sistema de Educação Infantil da Capital e irão operar nos bairros Rubem Berta, Jardim Leopoldina, Mário Quintana, Lageado e Hípica.

Informações sobre vagas
Telefones: (51) 3289-1976, (51) 3289-1803, (51) 3289-1816 e (51) 3289-1988
E-mail: gestaodevagas@portoalegre.rs.gov.br
Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h)

Leandro Belles

Cristiano Vieira

Acompanhe a prefeitura nas redes