Incentivo ao judô leva professor a intercâmbio no Japão

30/08/2019 14:01
Adriano Amaral/SMED PMPA
EDUCAÇÃO
Rodrigo Augusto Trusz foi um dos sete brasileiros selecionados para o programa de dois meses

O esporte como ferramenta para a socialização. É nisso que acredita o professor de Educação Física da rede municipal de ensino Rodrigo Augusto Trusz. Ele coordena desde 2011 uma oficina de judô para alunos do 3º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Wenceslau Fontoura, no bairro Mario Quintana. Pelo seu trabalho de implementação do esporte entre crianças de escolas públicas, Rodrigo foi um dos sete selecionados de diferentes regiões brasileiras para participar do programa de intercâmbio Brasil-Japão Sport for Tomorrow, promovido pela Embaixada do Japão, em parceria com a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) e o Instituto Kodokan.

A expectativa dele é que o intercâmbio o ajude a aplicar na rede municipal de ensino o modelo educacional japonês. Ele passará os meses de setembro e outubro no país asiático, participando de aulas na Universidade de Tsukuba e no Instituto Kodokan, berço do judô mundial. Lá, serão ensinadas técnicas do esporte e métodos pedagógicos.

“A partir do meu aprendizado no Japão, a proposta é dobrar o número de alunos atendidos por semana, aumentando para 100. Também quero buscar parceiros para transformar a Emef Wenceslau Lucena em um núcleo de judô na Zona Norte, recebendo crianças de outras escolas municipais e ensinando através do esporte”, diz o professor. 

Além do trabalho na Emef Wenceslau Fontoura, Rodrigo é coordenador pedagógico do projeto Bugre Lucena, desenvolvido pela Escola Superior de Educação Física (Esef) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). A iniciativa promove inclusão social de crianças de escolas públicas e deficientes visuais com a prática de atividades de combate. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), alunos da rede municipal não pagam pelas aulas.

 

  

 

Fernando Campos (estagiário), com supervisão de Cristina Lac

Rui Felten

Acompanhe a prefeitura nas redes