Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental reúne 3,7 mil professores
Cerca de 3,7 mil professores participaram da Jornada Pedagógica do Ensino Fundamental, realizada pela Secretaria Municipal da Educação nesta quinta-feira, 15, no Auditório Araújo Vianna. O evento teve como tema principal Construindo pontes para repensar o currículo da Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.
“O evento e as palestras de hoje são um convite para que os professores da rede estejam conosco na caminhada de construção da nossa Proposta Pedagógica para a Educação. Precisamos estar em constante formação e revisão da nossa forma de ensinar. Essas formações, essas revisões, passam diretamente por aqueles que estão diariamente dentro das nossas salas de aula”, destaca o secretário de Educação, José Paulo da Rosa.
“É extremamente importante que nossos professores participem desde o início das reflexões e da reconstrução de um currículo atualizado e voltado para a realidade de nossas escolas e estudantes”, destacou a coordenadora da Unidade de Ensino Fundamental da Diretoria Pedagógica da Smed, Kelly Souza. Os professores da rede municipal acompanharam a jornada de forma presencial ou através da transmissão on-line. O secretário-adjunto pedagógico, Cláudio Franzen, e a diretora pedagógica da pasta, Izabel Christina Brum Abianna, também participaram do encontro.
O evento contou com apresentações culturais e com a palestra do ex-jogador e empresário Paulo César Fonseca do Nascimento, mundialmente conhecido como Tinga, natural do bairro Restinga, na Capital, e ex-aluno da rede municipal de educação. Também foram realizadas palestras das professoras doutoras Betina Schuler, Gabriela Venturini e Maria Alice Gouvêa, que debateram a respeito do modelo de escola adequado e qual o currículo escolar necessário para construir uma educação popular.
Andrea Brasil