Lançado edital para parceria que visa à alfabetização na idade certa
A prefeitura publicou na edição do Diário Oficial de Porto Alegre desta terça-feira, 27, edital para seleção de organizações da sociedade civil (OSC's) para prestação de serviço educacional de currículo complementar - letramento e alfabetização matemática, em contraturno, para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Fundamental da rede municipal de ensino. Serão mais de 11 mil vagas de atendimentos, que deverão ocorrer nos imóveis próprios das OSC's, com um total quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira, incluindo o tempo de deslocamento e atividades pedagógicas. O período de vigência das parcerias será de cinco anos.
“Atualmente, vivemos um período delicado, marcado pela pandemia da Covid-19. Frente aos inúmeros desafios que o Brasil já enfrentava, antes deste cenário, destacamos quatro fatores mais impactantes com a suspensão das aulas presenciais: graves lacunas de aprendizagem; ampliação das desigualdades sociais; aumento do abandono e da evasão escolar e impactos na alimentação escolar”, explica a secretária municipal de Educação Janaina Audino.
A taxa de rendimento é um importante indicador para avaliar a permanência dos estudantes na escola e o avanço nos anos escolares, sendo composta por três indicadores: taxas de aprovação, reprovação e abandono. Nos anos iniciais, a taxa de aprovação da rede municipal, em 2019, foi de 89,5% e a de reprovação de 10,5%, enquanto a taxa de abandono escolar ficou em zero.
A pesquisa Perda de aprendizado no Brasil durante a pandemia de Covid-19 e o avanço da desigualdade educacional, realizada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), em 2020, estimou que, em termos de proficiência, haverá uma perda equivalente ao retorno do desempenho de quatro anos atrás (entre 2015 e 2017) em língua portuguesa e de três em matemática (2017) no Ensino Fundamental Anos Finais, considerando o pior dos cenários.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Educação (Smed) elegeu como umas de suas estratégias prioritárias a alfabetização na idade certa, até os oito anos. “A alfabetização é um aspecto central no início da trajetória escolar, pois sem ela o progresso de escolarização do estudante fica comprometido e faz com que enfrente grandes desafios na apropriação e desenvolvimento das competências de ler e escrever”, argumenta a titular da Smed.
Lissandra Mendonça